Descubra Receitas de Natal

Dicas para o Bolo Ideal

Informações da dica

bolo gostoso de chocolateAconteceu algum estrago no preparo da receita do seu bolo? Não se preocupe! Confira algumas dicas:

  • Bolo afundado no meio: excesso de líquido ou a porta do forno foi aberta antes do tempo
  • Bolo não cresceu: pouco fermento ou fermento velho ou pouco açúcar ou excesso de líquido ou forma muito grande
  • Bolo úmido e pesado: muita gordura
  • Textura com buracos: ou a mistura da manteiga inicial não foi bem batida ou a farinha foi batida demais.

Ao retirar o bolo do forno, cubra-o imediatamente com um pano seco. Isso evitará que ele tome vento e, em consequência, murche. Para manter o bolo sempre fresquinho, é só embrulhá-lo em papel transparente, junto com um pedaço de maçã.

Se o bolo de frutas que você preparou ficou seco demais, fure-o ainda quente com um garfo e molhe com um pouco de conhaque.

Quando fizer um bolo de chocolate, para ele não ressecar: acrescentar à massa 1 ou 1/2 maçã descascada e ralada. Se preferir, pode substituir a maçã por 1 colher (sopa) de café bem forte.

Aumentar o volume do bolo

Nunca dobre as receitas. Se for fazer mais que um bolo, meça os ingredientes separadamente e faça um bolo por vez, mas caso seja um bolo de pronto (de caixinha) para dobrar o volume da massa adicione a massa 1 colher de sopa de emulsificante para sorvete na hora de bater. Bata até dobrar o volume, depois de dobrar o volume bata por mais 5 minutos. (Dica da Culinarista Silvia Branconaro)

Como deixar o bolo fofo e macio

Para o bolo ficar muito macio utilize todos os ingredientes em temperatura ambiente. Uma hora antes de fazer o bolo retire a manteiga, o leite e os ovos da geladeira. Eles devem estar à temperatura ambiente quando adicionados à massa. Se a receita pedir claras batidas separadas das gemas, acrescente-as com um colher de pau e misture delicadamente com a massa.

Para seu bolo ficar mais fofo e crescer melhor, dê duas ou três batidas leves com o fundo da forma em cima da mesa da cozinha, reduzindo assim as bolhas antes de ir para o forno.

Para deixar o bolo de chocolate leve e com uma cor mais bonita, acrescente 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio na massa, lembre-se que deve ser mexido suavemente e não batido (Dica por Gui).

Assando corretamente

Se quer que o bolo asse corretamente, existe uma regrinha simples: a massa do bolo deve preencher 3/4 da altura da fôrma. Se ficar mais baixa, o bolo poderá ter dificuldade para crescer. Caso a massa fique mais alta, há risco de transbordar.

Para evitar que a massa de bolo derrame da forma quando crescer, você deve colocar um fio de macarrão daquele grosso, furadinho, na mistura. Assim o vapor pode sair e a massa não ultrapassa a forma.

Para que a parte de cima do bolo não toste antes de cozinhar o restante, coloque uma assadeira com água morna na parte mais baixa do forno.

Cobertura de bolo rápida e fácil

Opção 1: Misture partes iguais de creme de leite e iogurte natural. Adoce com açúcar de confeiteiro.

Opção 2: Com 100 ml de creme de leite, 250 grs de chocolate picado, 1 colher de sobremesa de conhaque. Derretendo o chocolate, em banho maria acrescentando o conhaque e o creme de leite, mexendo sempre, temos uma ótima cobertura simples e gostosa para o bolo do dia-a-dia.

Variação mais nutritiva

Em vez de untar a forma de bolo com farinha de trigo, use aveia, farinha de rosca ou farelo de trigo. Além de saudável, o bolo adquire uma textura diferente.

Desenformando

Se o bolo estiver grudado, para desenformar com facilidade leve a fôrma por alguns segundos em fogo baixo, ele vai soltar fácil. Para evitar que isto aconteça novamente após untar a forma coloque algumas gotinhas de azeite e espalhe. As gotinhas de azeite não deixaram o bolo grudar na forma.

Como cortar bolo para rechear

  1. Use uma faca serrilhada de bom corte para dividir a massa ao meio, tomando o cuidado de manter as duas partes simétricas.
  2. Utilizar uma linha fina e resistente, como fio dental ou cordonê, é um modo bastante prático de dividir a massa. Passe o fio por toda a volta, cruze as extremidades e puxe devagar e firmemente até que chegue ao meio.

Conservando e consumindo

Lembre-se para guardar na geladeira, o bolo deverá estar em recipiente bem fechado e assim evitar que absorva outros aromas da geladeira. O ideal é ser consumido em até três dias, desde que guardado para manter as características de um bolo.

Mais dicas