Dicas para o Molho Béchamel

Informações da dica

Se o molho não vai ser usado imediatamente, retire-o do fogo e deixe amornar levemente. Em seguida, passe sobre a superfície um pedaço de manteiga espetado em um garfo. Assim, evita-se a formação de uma película dura na superfície do molho.

Quando o bechamel estiver completamente frio, cubra a panela com filme plástico e coloque na geladeira. A consistência correta para:

  • Massas ao forno e tortinhas: prepare um molho bechamel de densidade média, de acordo com as quantidades indicadas na receita acima.
  • Legumes gratinados: o bechamel deve ser mais mole e aderir à colher em uma camada fina. Neste caso, diminua a quantidade de farinha para 3 a 3 e 1/2 colheres (sopa) ou aumente a quantidade de leite para 600-700 ml.
  • Croquetes e suflês: o bechamel deve ser mais encorpado. Aumente a quantidade de farinha para 6 colheres (sopa) ou diminua o leite para 400 ml.

O clássico molho bechamel é apenas um molho branco feito com leite temperado por infusão. Tradicionalmente, os temperos devem ser cebola, alho, louro, noz-moscada ralada, sal e pimenta-do-reino. Preparo: Aqueça o leite e os temperos, mexendo de vez em quando. Tire do fogo, tampe e deixe descansar por 10 minutos. Passe o leite por uma peneira. Descarte os temperos. Acrescente-o ao roux, como se fosse no preparo do molho branco.

Mais dicas