Como limpar lulas

Informações da dica

lulasPuxe com as mãos, a "pena transparente" que se encontra no interior do corpo da lula e jogue-a fora. Segure o corpo da lula com uma mão e com a outra puxe delicadamente a cabeça. As entranhas e a bolsa de tinta sairão juntamente com a cabeça. Caso a bolsa de tinta estoure, lave-a em água corrente.

Separe os tentáculos, cortando-os logo abaixo dos olhos da lula. Os tentáculos ficam unidos por um anel comestível que contém uma boca dentada semelhante a um bico de papagaio. Retire-a pressionando o anel entre os dedos. Jogue a boca fora. Jogue fora as entranhas da lula.

A bolsa de tinta pode ser utilizada em algumas preparações como a "lula en su tinta". Em água corrente, retire toda a pele que envolve o corpo e as nadadeiras laterais da lula. Você obterá no final quatro partes comestíveis da lula: o corpo, os tentáculos e as duas nadadeiras.

Instrução por Tereza da Silva

Separe os tentáculos do corpo. As vísceras sairão junto, corte os tentáculos, logo acima dos olhos para que não se separem. Apalpe o corpo da lula em busca de um tipo de espinha alongada, retire-a e jogue fora. Na parte de dentro, há outra cartilagem durinha, menor, que também deve ser retirada. Esfregue a pele em água corrente, lavando bem. Agora é só preparar e comer.

Se for servir como sashimi, confira a como deve ser feito a limpeza básica.

Mais dicas