Bolo de Amendoim para Celíacos e Intolerantes a Lactose Renata

Informações da receita
  • 4 xícaras de farinha de amendoim (xícara de 240 ml)
  • 2 xícaras de açúcar cristal (ou pode ser o açúcar refinado)
  • 4 ovos grandes inteiros ligeiramente batidos
  • 1 colher de sopa de fermento em pó

Como fazer

Primeiro iremos preparar a Farinha de Amendoim que é à base deste bolo. Para isso bata triturar na centrifuga, ou no liquidificador o amendoim cru com casca e tudo até formar uma farinha (se for bater no liquidificador recomendo que faça aos poucos, pois assim fica mais fácil).

Passe a farinha para uma tigela, acrescente o açúcar e o fermento misture bem.

Em seguida adicione os ovos e misture até dar a liga ao bolo. A massa do bolo deverá ficar bem firme, ou seja, um pouco pesada e pastosa, mas se achar que massa ficou seca demais basta adicionar um ovo a mais (isso pode ocorrer devido ao tamanho do ovo, no entanto, não deixe que a massa do bolo fique muito mole e úmida, e NÃO ACRESCENTE mais nada ao bolo como, por exemplo: leite, ou água).

Coloque a massa do bolo em uma assadeira de alumínio de +- 32 x 22 cm não muito baixa, forrada somente o fundo da assadeira com 2 camadas de papel toalha (ou se preferi, unte e enfarinhe a forma). Espalhe a massa do bolo com o auxilio de uma colher, e quando terminar bata delicadamente a forma sobre a pia para nivelar bem e retirar as bolhas de ar.

Asse o bolo em forno pré-aquecido a 180°C por 50 min, ou mais até que forme uma casquinha sobre o bolo e as bardas estejam bem douradas.

Deixe o bolo esfriar de um dia para o outro coberto com um pano de prato bem limpinho (bolo irá murchar um pouco ao esfriar, e ele fica mais gostoso no dia seguinte).

O que você achou?

Sua avaliação: