Figos frescos com Cream Cheese e Maracujá

Informações da receita
Chef Lourdes Bottura – Badebec Campinas

Como fazer

Lave e seque bem os figos, reserve.

Em uma panela coloque a polpa do maracujá, o açúcar e leve ao fogo baixo até ficar em ponto de geléia. Acrescente o vinagre para quebrar um pouco do doce, se necessário, colocar um pouco mais de vinagre e corrigir o sal.

Bater o cream cheese com o creme de leite, o suco de limão e corrigir ao sal, até adquirir consistência cremosa, porém firme.

Montagem:

Cortar as duas pontas do figo para que ele possa ficar em pé, em cima do figo retirar um pouco da polpa, rechear com o cream cheese e finalizar com a geleia de maracujá.

Informações adicionais

Algumas culturas milenares da Ásia e da África, como a Tailândia, a China e o Marrocos, incorporaram a culinária agridoce há muito anos, principalmente com a inserção de frutas aos pratos salgados. No Brasil a origem exata da gastronomia agridoce é incerta. Porém, pesquisadores afirmam que por volta de 1922 essa culinária ganhou força com a junção da feijoada com as laranjas, uma como complemento da outra, não somente prato e sobremesa. De fato, as frutas combinam com quase todos os alimentos, e o mais interessante é que a gastronomia permite a experimentação de ingredientes e a descoberta de novos sabores.
Nesse sentido, as parcerias entre o amargo, o ácido e o doce conquistaram os paladares do mundo inteiro pela experiência gastronômica. A harmonização dos ingredientes, no entanto, é fundamental. O que não falta são restaurantes que levam essa vertente gastronômica à tona. É o caso do Badebec Campinas, que traz a Tapioca de maracujá com camarões, morango e brotos e os Figos frescos com cream cheese e maracujá entre as opções.

Serviço:
Badebec Galleria Shopping
Rodovia D.Pedro I, Km 131,5 – Jd. Guanabara
Campinas/SP
Tel: (19) 3206-0201

O que você achou?

Sua avaliação: