Salgadinho de aipim com carne seca Lucia

Informações da receita

Como fazer

Na véspera, deixe de molho a carne-seca e troque a água algumas vezes. No dia seguinte, cozinhe a carne-seca na água fervente; repita essa fervura, até a gordura derreter, mais uma ou duas vezes.

Descasque a cebola e corte em fatias finas no sentido do comprimento. Cozinhe a cebola em uma frigideira com o fogo bem baixinho, até começar a dourar. Acrescente o suco de laranja e misture. O suco vai evaporar e o açúcar da fruta vai ajudar no sabor e na cor da cebola.

Acrescente a carne-seca desfiada em pedaços pequenos e tempere com sal a gosto. Cozinhe o aipim descascado apenas coberto com água e uma pitada de sal. Escorra. Amasse os pedaços com um garfo ou no processador de alimentos – neste caso, utilize a tecla pulsar, pois não é para obter um purê muito cremoso. Acrescente o pimentão cortado em pedaços bem pequenos, a salsa, a cebolinha, os grãos de pimenta-rosa esmagados em um pilão e sal a gosto.

Por último, até conseguir enrolar a massa em bolinhas, vá adicionando, alternadamente, um pouco de azeite e um pouco de creme de leite – nem sempre será preciso utilizar toda a quantidade de creme e de azeite indicada na receita.

Sirva pequenas porções de carne-seca acebolada com as bolinhas de aipim em um prato pequeno.

O que você achou?

Sua avaliação: