Filhoses de Flor da Minha Mãe
Todos os natais a minha mãe fazia estas filhoses, ficavam deliciosas, lindas e perfeitas como tudo o que ela fazia. Nós admirávamos o formato em flor e gostávamos do seu sabor doce e crocante.
Ingredientes
Conversor de medidas- 3 ovos
- 1/2 cálice de aguardente ou vinho do porto
- 250 ml de leite
- 200g de farinha óleo para fritar
- açúcar e canela misturados
Modo de Preparo
- Numa tigela bata os ovos com o leite, acrescente a aguardente ou vinho do porto e bata.
- Junte depois a farinha peneirada e misture bem até ficar com um creme uniforme e não muito grosso.
- Numa frigideira deite óleo, mergulhe a forma (com o formato que preferir) e deixe aquecer bem. Retire-a, escorra o excesso de óleo (este passo é importante para que a massa se agarre melhor) e mergulhe a forma na massa só até metade, sem cobrir, senão a massa depois não se despega.
- Volte a colocar a forma no óleo sem tocar no fundo e abane um pouco para que a massa se solte. Deixe fritar até ficarem douradinhas e retire.
- Repita este processo a cada filhós, até que a massa termine.
- Vá colocando as filhoses fritas num prato com papel absorvente, para escorrer o excesso de óleo.
- Depois passe-as pela mistura do açúcar e canela e ponha-as no prato ou travessa de servir.


