Hambúrguer Saudável da Camila Nice Castro

Informações da receita
Quem disse que sanduíche não pode ser parte de um cardápio saudável? Esse pratinho adorado pelas crianças é fácil de preparar e economiza tempo na cozinha!
  • ½ cebola
  • ½ cenoura
  • 1 colher (sobremesa) de mostarda
  • 1 colher de molho inglês
  • 250 g de patinho moído
  • 1 colher (sobremesa) de linhaça moída
  • 1 colher (sobremesa) de azeite de oliva (para o pão não grudar na chapa)
  • Sal e pimenta a gosto (a Camila não costuma pôr sal, uma vez que o molho inglês e a mostarda já têm sódio na composição)

Como fazer

Coloque a cebola e a cenoura em um processador e bata até ficar em pedacinhos bem pequenininhos.

Transfira para uma tigela e junte os demais ingredientes. Misture tudo com um garfo e com as mãos faça 4 bolinhas. Peçam ajuda das crianças nesta etapa, elas adoram. “Sempre dou uma caprichada no tamanho dos hambúrgueres do papai, diminuo um pouco o meu e faço um ainda menor para o filhote”, diz Camila.

Coloque uma chapa ou frigideira para esquentar. Quando ela estiver bem quente, (se a chapa não estiver muito quente, a carne vai soltar água e aí adeus àquele hambúrguer suculento), coloque um fiozinho de azeite e espalhe com papel toalha, só para garantir que não irá grudar.

Deixe o azeite esquentar e coloque as bolinhas na chapa. Amasse com uma espátula para dar o formato no hambúrguer. Deixe grelhar uns 4 minutos de cada lado, ou de acordo com o ponto desejado. Que tal adicionar um toque especial nesse pratinho e montar o sanduíche com fatias de queijo brie e espinafre? Fica uma delícia! Colocando a criatividade em prática, ele pode ser servido de diversas formas: no pão de hambúrguer integral, com queijo minas grelhado na mesma chapa ou em cima do hambúrguer, com folhas de alface americana ou de agrião e rodelas de tomate. Cebolas grelhadas ou cogumelos salteados também dão um sabor especial.

Informações adicionais

Camila Verdeja, criadora do Gourmet Jr. e mãe do Santiago, 5 anos, separou duas receitas de hambúrguer deliciosas e nutritivas. Que tal chamar os pequenos para ajudar no preparo? Tenha certeza de que eles vão se divertir!

O que você achou?

Sua avaliação: