Pão de Queijo da Laura (da Gian Carla) Charito Peraza

Informações da receita
A minha irmã Gian Carla tinha uma secretária do Lar chamada Laura quando minhas sobrinhas eram pequenas e foi ela que ensinou a fazer este delicioso pão de queijo.
  • 1 prato fundo (bem cheio) de polvilho doce
  • 1 prato fundo (bem cheio) de queijo meia cura ralado
  • 1 prato fundo de leite (metade se usa gelado e a outra metade se ferve com o óleo
  • 1/2 prato de óleo (no friso)
  • sal (se precisar)
  • Ovos (mais ou menos 7) para dar o ponto de enrolar (depende da massa)

Como fazer

Primeiro coloque o polvilho numa vasilha grande e resfrie com a metade do leite gelado e misture até ficar uma farofinha, depois coloque óleo e o restante do leite para ferver e escalde o polvilho misturando primeiro com uma colher e depois que esfriar com a mão até soltar as pelotinhas, tem que esfriar completamente antes de por o queijo.

Acrescente o queijo sempre misturando bem e por último os ovos um a um até ficar uma massa mole, grudenta e misture bem e faça as bolinhas (untar bem as mãos com óleo para enrolar.

Assar em forno quente (200°C a 250°C) até dourar pouquinho.

Podemos enrolar o restante da massa e congelar e depois é só assar em forno quente

Segredinho: Tem que ficar com a casquinha fininha e macia. Eles crescem bem.

Informações adicionais

Curiosidades: 1 prato fundo nivelado equivale a mais ou menos 200 gramas
Informação: No breve resumo (história da receita) eu disse que este pão de queijo era diferente da maioria, e realmente é diferente porque primeiro se utiliza leite fria para resfriar o polvilho e depois se escalda o polvilho com uma mistura de óleo e leite quente e o sabor não conto não, pois só fazendo para provar esta delicia de pão de queijo. Pelo que eu consegui descobrir de tanto perguntar é que a mesma se trata de uma receita muito antiga e que praticamente desapareceu com o tempo, hoje em dia pouquíssimas pessoas fazem desta forma, é uma joia rara que resolvi postar, para ver se resgatamos a mesma.
A foto que estou enviando é da minha autoria, é os que eu fiz no dia 16/08/2015.

O que você achou?

Sua avaliação: