Pasteizinhos de Tâmaras (Imqaret) Charito Peraza

Informações da receita
Você conhece a culinária de Malta? Estes pasteizinhos são uma delicia
  • Massa:
  • 600 g de farinha de trigo, aproximadamente 2 e 3/4 xícara (chá)
  • 175 g de manteiga ou margarina, aproximadamente 3/4 xícara (chá) de manteiga
  • 85 g de açúcar, aproximadamente 1/2 xícara de açúcar
  • 1 ovo
  • 1 colher (chá) de fermento em pó (Royal)
  • Recheio:
  • 300 g de tâmaras sem sementes e picadas
  • Casca de 1 laranja ralada
  • Licor de anis (a gosto)
  • Água-de-flor-de-laranjeira (a gosto), podemos substituir por água-de-rosas

Como fazer

Massa:

Peneiramos a farinha junto com o fermento em pó, acrescentamos a manteiga e misturamos com os dedos até que a massa se ligue (se junte) e deixamos descansar por 30 minutos.

Enquanto a massa descansa preparamos o recheio. Depois colocamos a massa sobre uma superfície previamente enfarinhada e estiramos (abrimos) até formar uma tira de 10 cm de largura. Umedecemos as bordas desta massa e colocamos o recheio de tâmaras, justo no centro e no comprimento de toda a tira. Dobramos a massa para fecha-lá e apertamos as bordas fortemente para que não abra. Cortamos com uma faca bem afiada a massa na diagonal (deste modo os pedaços terão a forma de diamantes).

Recheio:

Enquanto a massa descansa podemos ir preparando o recheio, introduzimos todos os ingredientes do recheio numa panela e cozinhamos a fogo baixo, mexendo de vez em quando até a mistura adquirir uma textura cremosa. Retiramos a mistura do fogo ey despejamos numa vasilha para esfriar.

Finalizando:

Fritamos em bastante óleo fervente, até que fique um tom castanho (marrom) dourado. Escorremos bem o óleo, servimos quente e polvilhados com açúcar.

Segredinhos:

1 - Se você quiser pode leva-los para assar no forno. (Neste caso lembre-se que você está fazendo uma versão light da receita tradicional e portanto terá una pequena diferença no sabor).

2 - Se você não tiver muita paciência ou muito tempo, você pode comprar uma massa folhada pronta que seja para fritar. E por último não se esqueça que estes pasteizinhos sempre devem ser servidos quentes.

Informações adicionais

A foto e a receita que estou enviado não é de minha autoria é do seguinte site "descubremalta.com" a primeira vez que provei me encantou o sabor, pero quem me apresentou a receita (e que ela mesma fez) foi a namorada de um amigo meu que nasceu em Malta e se criou no Brasil, (eu vi preparar a receita) e entre conversa vai e conversa vem esquecemos de tirar a foto e pegar a receita. Logo depois a curiosidade quase nos mata até encontrarmos a receita no site que já mencionamos e pedimos a autorização e eles nos permitiram a divulgação desde que a mesma seja escrita de uma forma diferente (eu mantive a originalidade más escrevi desta forma). Pelo que me lembro dependendo do tamanho rendem de 10 a 15 pasteizinhos.

O que você achou?

Sua avaliação: