Dicas sobre Queijo

Informações da dica

queijoConfira dicas para trabalhar com queijo.

  • Queijo Secar: Para evitar umidade no queijo, coloque uma folha de louro seca no recipiente que contiver o queijo (queijeira, etc).
  • Umidade: Para manter a umidade enrole os queijos duros, como o parmesão, em musselina ou num guardanapo umedecido com cerveja. Coloque então num recipiente hermeticamente fechado e guarde na geladeira por uma a duas semanas.
  • Queijo Curado Macio: O queijo curado não ficará duro se você passar manteiga ou margarina na parte cortada. Se o queijo já endureceu e não der para ralar, coloque-o de molho no leite que ele ficará macio novamente. Já o queijo-de-minas se conservará fresco se você guardá-lo na geladeira dentro de um recipiente fundo com um pouco de água levemente salgada.
  • Queijo Parmesão totalmente aproveitado: O queijo parmesão poderá ser totalmente aproveitado, mesmo quando estiver duro. Para isso, embrulhe o queijo num pano molhado por 48 horas. Depois, raspe toda a superfície e rale normalmente.

Queijo branco (61kcal/25g) ou amarelo (81kcal/25g)? O queijo amarelo tem mais gordura e mais colesterol, portanto engorda mais.

Se uma receita pedir queijo Provolone que e um queijo forte. Se quiser uma receita mais leve substitua o provolone, por mussarela.

Como cortar os queijos

Devendo ser sempre usada uma faca própria para o efeito, deve haver a preocupação de não alterar o sabor do queijo por outros sabores. Uma preocupação que se deve ter sempre em conta é o fato de utilizar facas de gume liso e nunca de serrilha; Para um queijo de pasta dura e semi- dura, o ideal é recorrer a uma faca de cabo duplo e de gume largo; Para um queijo de pasta mole, é conveniente usar uma faca de gume estreito ou até mesmo um fio especial para o corte; O queijo deve ser cortado desde o centro (ou coração) até à casca.

O local ideal para a conservação dos queijos é um local fresco e arejado, onde a temperatura deverá estar em torno 6º a 8º C; Depois de cortado, para prolongar as suas propriedades, o queijo deve ser envolto em película aderente ou em papel de alumínio; É aconselhável retirar o queijo da geladeira uma ou duas horas antes de o servir à sua mesa.

Ralando o queijo

É difícil ralar queijo quando está mole e gruda no ralador. Podemos congelar o queijo antes de ralar para facilitar a tarefa. Para ralar queijos do tipo prato, qruyère, gouda, bola e tantos outros com a mesma consistência, deixe o pedaço de um dia para o outro na geladeira. Antes de ralar queijo, pincele o ralador com óleo. Na hora de lavar o ralador, o queijo se soltará mais facilmente.

Por que os queijos cheiram forte?

Por que neles, uma parte considerável dos ácidos graxos está sob a forma livre (não incorporada a triacilglicerídeos), em razão das enzimas lipases dos micro organismos de afinação. Assim, os micro organismos possuem uma importante atividade de ataque e transformação das gorduras. Localizados, sobretudo, próximo a casca da peça, a bactéria hidrolisa os triacilglicerois, amolece a periferia e solta um gás chamado amoníaco. É este gás que repugna algumas pessoas.

Para descongelar queijos curados, parmesão, borboleta e gorgonzola, embrulhe - os e deixe por um dia na temperatura ambiente para que volte todo o seu aroma e consistência.

Mais dicas