Almoço de Obama, no dia da posse

Informações da notícia

Almoço de Obama, no dia da posse, é homenagem a Abraham Lincoln
Amanhã Barack Obama vai almoçar às 13h (horário de Washington). O presidente dos Estados Unidos e sua família farão parte do grupo de 200 participantes do almoço no Capitólio, depois da cerimônia de posse. Será uma refeição quase simples: frutos do mar, peito de pato, faisão recheado de arroz selvagem, batata doce, legumes e torta de maçã.

O cardápio seria inspirado nos hábitos alimentares de Abraham Lincoln, o 16o. presidente americano, e, de certa forma, é uma celebração dos 200 anos de seu nascimento. [Ao assinar o documento que aboliu a escravidão nos Estados Unidos, o presidente Abraham Lincoln (1809-1865) conquistou um espaço mítico na história de seu país. Até hoje ele é tratado como “O Grande Emancipador. a trajetória política de Lincoln seria inspiradora, também, para Obama.]

Para começar, será servido um cozido de camarões, vieiras e lagostas. Segundo as pesquisas, Lincoln teria uma afeição especial por frutos do mar. As protagonistas da parte principal da refeição são carnes de caça: peito de pato com chutney de cereja e faisão recheado de arroz selvagem. Entre as guarnições, batata-doce e um misto de vegetais -- a base aqui seriam os ingredientes que apareceram na dieta de Lincoln quando criança. Para sobremesa, será servida uma espécie de torta de maçã com canela e creme. Os vinhos selecionados para escoltar os pratos são, em sua maioria, californianos, sem relação, nesse caso, com Lincoln.

Enquanto isso, em São Paulo

Robin des Bois (na Rua Capote Valente, em Pinheiros)
O bistrô tem matriz americana. Embora a casa-mãe tenha preparado algumas atrações especiais para celebrar a ocasião, a filial paulistana fará apenas um mimo: oferecer uma taça de espumante para os clientes que aparecerem por lá no jantar. O cardápio deles aproxima-se do almoço do presidente no peito de pato ao molho de framboesa acompanhado de risoto cítrico (R$ 34,00) e a torta de maçã com creme inglês (R$ 12,00)

P.J. Clarke's (Dr. Mário Ferraz, 568)
Entre os inúmeros quadros que decoram as paredes da casa, filial do clássico endereço nova iorquinho, os donos emolduraram a página do jornal The New York Times quando este anunciou a vitória de Obama. Está lá pra quem quiser ler enquanto saboreia a torta de maçã com lascas de amêndoas e uma bola de sorvete de creme: 14,90 reais.