Aprendendo a Consumir Abóbora

Informações da notícia

Curso ensina a preparar receitas com todas as partes da abóbora

Imagina pratos como lasanha, salada, doce e pão nos quais os ingredientes são a polpa, semente, casca e mucilagem da abóbora? Pode parecer estranho, mas agricultores de Simão Dias, no agreste do Estado de Sergipe, vão aprender receitas criativas, práticas e econômicas que utilizam todas as partes da abóbora por meio do curso de “Educação alimentar: aprendendo a preparar novas receitas com abóbora”, que será realizado no povoado Caraíbas de Baixo, de 17 a 20 de novembro. Na abertura do evento, às 7h, a pesquisadora da Embrapa Tabuleiros Costeiros Semiramis Rabelo Ramalho Ramos ministrará palestra sobre a importância e o cultivo da abóbora na região Nordeste do Brasil.

A abóbora é tradicionalmente cultivada e consumida em Sergipe e em todo o Nordeste. Segundo a pesquisadora Semíramis Ramos, a abóbora é nutricionalmente rica e os frutos contêm elevados teores de carotenóides pró-vitamínicos A. “Esta é uma forma de ampliar o consumo da abóbora e conseqüentemente toda a cadeia produtiva. Além de evitar o desperdício, uma vez que as pessoas poderão utilizar, além da polpa, outras partes do fruto para uma alimentação saudável,” explica a pesquisadora, que desenvolve trabalhos de melhoramento genético com a abóbora. O mesmo evento será realizado de 25 a 28 de novembro no assentamento Edmilson Oliveira, em Carira (SE).

O evento é resultado de parceria entre a Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju – SE), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e o programa Sesi Cozinha Brasil, Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) e o Movimento dos SemTerra (MST).

Gislene Alencar - Jornalista - DRT 05653/MG
Embrapa Tabuleiros Costeiros