Chefs gastronômicos reinventam a culinária praiana

Informações da notícia

Com a agradável brisa do alto da Candelária e uma lua quase cheia, o espaço batizado de Presépio de Natal, na rua Clovis Mota atrás do ginásio do DED, foi o lugar perfeito na noite de quarta-feira para uma experiência gastronômica saborosa ao som de boa música. Assim foi a primeira noite do 2º Festival do Camarão, que brindou os visitantes com uma infinidade de sabores e criatividade culinária, tendo como foco a mais famosa iguaria potiguar, o camarão.

A programação do Festival do Camarão abriu oficialmente às 19h. Já começou agitada na grande tenda de concursos e na Degustação show. Até fila se formou para provar os pratos-relâmpagos feitos por chefs profissionais e vendidos a R$ 5,00. Pelo menos quatro pratos saíram na noite de terça-feira em vários horários, com receitas inusitadas de camarão e carne de caju, camarão tropical com frutas, entre outros sabores. Para beber, a tenda de drinques Blue Mon foi a mais concorrida. Nos restaurantes, todos estavam com as mesas cheias e cardápios especialmente voltados para os frutos do mar.

No espaço de exposições, a equipe da Laccex/ Cooperativa dos Criadores de Jacaré do Pantanal-MT preparava a carne de jacaré na hora, para o público degustar e conhecer a iguaria — distribuída por esta empresa que é a mais nova parceira do Festival. Além de degustações, a Laccex vai oferecer como prêmio ao chef profissional uma viagem ao Pantanal, para conhecer a criação das carnes exóticas e participar de eventos gastronômicos da região.

Na cozinha-show da grande tenda, que estava lotada, o primeiro a competir foi o chef Márcio Freire com o prato “Camarão ao molho de cajá e canela”. Na seqüência, o chef Luciano Almeida mostrou a surpreendente receita “Camarão Reis Magos com salada cabocla (feijão verde) e geléia de cana-de-açúcar”. Depois vieram Thiago Maia com “Torre de camarão ao estilo Reina Pepiada”; Guga Bulhões com “Camarão em farofa de coco caramelado, molho goiaba, pétalas de cuscuz marroquino e aspargos”; Emília Maux com “Camarão em crosta Bossa nova, com couscous marroquino ao pesto de coentro, com caviar de quiabo e outras bossas”; e Gabriel Negreiros com “Shrimp Missô com chutney de jerimum e crocantes de tapioca”. Todas as receitas são originais, criadas pelos chefs especialmente para o concurso, e todas propõem uma reinvenção da nossa culinária praiana, com técnicas universais e ingredientes regionais, resgatando ingredientes típicos do Estado e proporcionando um toque nativo e sofisticado ao mesmo tempo.

O vencedor desta categoria levará um fogão industrial de alta pressão de uma boca e mais uma viagem ao Pantanal a convite da Cooperativa dos Criadores de Jacaré do Pantanal-MT. O vencedor também ganhará kits dos parceiros do festival, a Flor de Sal da Cimsal, a Gran Cru, e livros de gastronomia da Poty Livros de Natal.

Os 2º e 3º lugares, levarão, respectivamente, um chart broiller industrial e uma chapa industrial; Todos levarão ainda kits dos parceiros do festival, a Flor de Sal da Cimsal, a Gran Cru, e livros de gastronomia da Poty Livros de Natal.

O 2º Festival do Camarão tem patrocínio do Governo do Estado, Prefeitura do Natal, Capitania das Artes, Banco do Brasil através da Lei Djalma Maranhão de Incentivo à Cultura, Casa de Saúde São Lucas e da Potiguar Honda; tem como parceiros a Universidade Potiguar – UnP, Cimsal – Flor de Sal, Cooperativa de Criadores de Jacaré do Pantanal, Gran Cru, Bohemia, Brasinox, Senac, Sebrae, M Projetcts, Espaço Reduzido, Prática Fornos Combinados, Poty Livros e Sectur. A realização e produção é da Lógica Eventos Culturais, em parceria com a FCDL/RN — Federação das Câmeras de Dirigentes Lojistas.