Cozinha prática

Informações da notícia

Algumas dicas de como organizar sua cozinha e facilitar seu dia-a-dia

Você vive pedindo para seu filho organizar o quarto, você gosta de tudo no lugar certo, mas e a cozinha? Algumas atitudes simples fazem com que ela se torne prática, espaçosa e você consiga mantê-la sempre arrumada para cozinhar de forma muito mais rápida e sem deixar nada queimar!
A dica principal é pensar sempre na praticidade: não adianta deixar tudo organizado se os itens que você mais usa estão em lugares difíceis de pegar ou no fundo do armário.

Despensa:
Organize os alimentos por tipos! Crie pequenas “famílias” (café da manhã, massas, grãos, doces, óleos, etc.) e guarde os alimentos em caixas separadas. Você conseguirá ir direto ao que precisa. Alimentos pequenos devem ser colocados todos juntos em uma mesma caixa.

Identifique! Cole etiquetas em cada uma delas dizendo que “família” ela contém.

Hora de guardar:
Guarde os objetos por grupo! Nada de dar um jeitinho de enfiar tudo dentro do armário: panela com prato, misturado com copo. Guarde tudo separado!

Ganhe espaço com suportes aramados e porta-objetos! Pratos, copos, vasilhas, panelas e tampas podem ser organizados com suportes, que, além de ajudar a organizar, facilitam o acesso ao item desejado.

Perto do fogão! As panelas e assadeiras devem ser guardadas nos locais mais próximos do fogão. Sempre por ordem de tamanho.

Guarde os potes sem a tampa! Ao guardá-los tampados, além de conservar o cheiro do alimento, você ocupa muito mais espaço. Prefira guardá-los um dentro do outro, em ordem de tamanho. As tampas devem ser armazenadas dentro de um grande pote ou em um porta-tampas.

Atenção às gavetas! São nelas que os pequenos objetos são guardados, por isso, mantenha tudo em divisórias fáceis de serem visualizadas.

Hora de cozinhar:
Utensílios perto do fogão! Deixe luvas, pegadores, colheres e garfões especiais, preferencialmente, pendurados próximos ao fogão. Assim, a comida não vai mais passar do ponto enquanto você os procura.

Texto: Soloni Rampin - Fonte guia de receita