Cuidados básicos antes de cozinhar

Informações da notícia

Para começo de conversa tenha alguns cuidados básicos antes de cozinhar

Antes de iniciar o preparo de qualquer receita, é preciso tomar alguns cuidados básicos. São medidas simples, mas que fazem a maior diferença na hora de fazer aquele prato lindo e delicioso que está na revista.

Prepare a cozinha
Se você quer se tornar uma supermestre-cuca, acostume- se com o ambiente mais produtivo da casa: a cozinha. E para que de lá saiam maravilhas de encher os olhos, vale deixá-la sempre em ordem, assim:

- O cesto de lixo deve permanecer SEMPRE tampado.

- Louça suja atrai moscas e causa mau-cheiro. Portanto, sempre lave toda a louça antes de começar a cozinhar.

- Vale a pena limpar e secar a pia ou a mesa onde os alimentos vão ser manuseados.

- Fazer limpezas periódicas nos armários onde os alimentos e os utensílios são guardados mantém afastados insetos como formigas e baratas.

- Quando comemos ou cozinhamos, sem perceber, derrubamos migalhas de alimentos. Por isso, convém varrer e passar um pano úmido no chão antes de cozinhar.

Prepare-se para começar

Ambiente limpo, é hora de começar a cozinhar... Agora, siga uma regra importante: organização.

- Leia a receita inteira. Cheque se você tem todos os ingredientes e utensílios a seqüência dos procedimentos, para não correr o risco de se confundir.

- Meça todos os ingredientes que vão ser utilizados na receita. Pique, rale ou fatie, se for o caso.

- Para não perder tempo abrindo armários e caixas, separe os eletrodomésticos a serem usados.

- Os ingredientes secos (farinhas, açúcar, maisena) devem ser peneirados antes de serem medidos, para eliminar pedrinhas que porventura estejam no meio deles.

- Para garantir uma dose de saúde, sempre limpe muito bem os legumes, frutas e verduras antes de picar/ralar/ triturar. É recomendado deixá-los de molho em água com vinagre ou limão por cerca de 10 minutos. Assim, a sujeira se desprende mais facilmente da casca.

Fonte guia de cozinha