Leite condensado de soja

Informações da notícia

A soja (Glicine max L. Merril) é uma leguminosa como o feijão e a lentilha. Foi domesticada na China por volta do século IX e passou a ser cultivada também em outros países orientais, dando origem a inúmeros produtos. Chegou ao Ocidente entre final do século XV e início do XVI, mas só no começo do século XX sua cultura ganhou prestígio. Nas últimas décadas, o cultivo de soja no Brasil cresceu tanto que o país já é o segundo maior produtor, atrás apenas dos Estados Unidos. Trata-se de um grão importante na alimentação humana pelo alto valor nutritivo e porque é ótima fonte vegetal de proteínas, vitaminas, minerais e antioxidantes.

A limitação de consumo no Ocidente ainda se dá pelo sabor pouco apetitoso, com toques amargos, adstringentes e às vezes rançosos. Isso ocorre sobretudo com os derivados, como o "leite", pois a trituração dos grãos propicia a ação de uma enzima. Mas parte desse efeito desaparece se se aquece os grãos antes da trituração.

O "leite de soja" é o líquido obtido a partir da trituração dos grãos com água. O resultado é um "leite" com sabor próprio e características que lhe permitem substituir o leite de vaca numa série de situações. Esse mesmo leite pode ser coagulado para fazer tofu, desidratado e transformado em pó hidrossolúvel (extrato de soja) ou concentrado com açúcar para fazer um leite de soja condensado. Para se chegar a um produto parecido com o tradicional, a fórmula leva também açúcar, água, óleo de palma, glicose de milho, sal refinado e aromatizantes. Foi criado em especial para substituir o leite condensado comum nos casos de alergia ao leite ou intolerância à lactose. Mas pode ser usado por qualquer pessoa que queira variar sabores ou introduzir, de forma prazerosa, a soja e seus derivados na dieta.

SAÚDE

É bom para
Portadores de intolerância à lactose ou de alergia à caseína do leite de vaca e para quem está com excesso de colesterol no sangue, que deve restringir o consumo de leite bovino.

É ruim para
Aqueles que precisam incrementar a alimentação com cálcio - devem dar preferência aos alimentos feitos com leite de vaca, pois o de soja apresenta 30% menos cálcio.

FICHA TÉCNICA

100 g de leite condensado de soja contêm: Calorias - 325 Carboidratos - 60 g Açúcar - 60 g Lactose - 0 Proteínas - 3,5 g Gorduras - 7 g Gord. sat. - 3,5 g Gorduras trans - 0 g Gord. monoins. - 2,5 g Gord. poliinsat. - 0,5 g Colesterol - 0 Fibra Alimentar - 0

COMO SE ESCOLHE

Por se tratar de um produto com prazo de validade grande e como não precisa ficar na geladeira, pode ser encontrado facilmente em supermercados ou mercearias. Nos supermercados, costuma estar nas gôndolas de leite condensado comum. Veja as condições da embalagem, que deve estar sem amassados ou sinal de ferrugem. Confira as informações obrigatórias no rótulo: nome do produtor, endereço, ingredientes e valor nutricional. Veja se está dentro do prazo de validade. Se possível, adquira o produto feito de soja orgânica - a cultura tradicional em geral leva muito defensivo - e não-transgênica. O Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) das empresas poderá fornecer tais informações.

COMO SE PREPARA

O leite condensado de "leite" de soja vendido em latinhas está pronto para usar no preparo de doces. Para fazê-lo a partir do extrato de soja em pó, bata no liquidificador por 5 min 1 xíc. de extrato em pó, sabor natural, com 1 col. (sopa) de margarina ou manteiga, 1/5 de xíc. de açúcar e 1/2 xíc. de água fervente. Deixe na geladeira por 4 horas antes de usar. Para fazer leite condensado de forma artesanal, afervente 1 xíc. de soja orgânica bem lavada com 5 xíc. de água por 10 min. Bata no liquidificador com a água, coe num pano e leve o líquido ao fogo com 2 xíc. de açúcar. Cozinhe em fogo baixo até reduzir pela metade, ou até resultar numa calda com consistência de leite condensado. Deixe esfriar antes de usar.

MINHA RECEITA
Adoro pudim, em especial este, de leite condensado de soja. É saboroso e facílimo de fazer. Basta bater no liquidificador 1 lata de leite condensado de soja com 4 ovos, 1 col. (sopa) de maisena e 1 col. (chá) de essência de baunilha. Despeje numa fôrma para pudim já caramelizada com açúcar. Asse em banho-maria em forno médio por 50 min, ou até ficar firme. Retire do forno. Deixe o pudim esfriar. Reserve-o na geladeira por 5 horas. Aí, é só desenformar e saborear esta delícia.

Fonte: http://www.caras.com.br/edicoes/787/textos/8921/