O Alho e seus Benefícios

Informações da notícia

O alho há muito tempo tem um lugar de destaque na medicina popular. Sempre foi usado por chineses, japoneses, árabes, fenícios e a maioria dos povos antigos. Os antigos gregos e egípcios consideravam o alho dotado de poderes sobrenaturais. Consta que avós chinesas, gregas e judias presenteavam os netos bebês com um dente de alho como proteção. Esta idéia subsistiu por muito tempo e ainda hoje quem acredite que realmente ele tem propriedades benéficas consideráveis e aos primeiros sintomas de doença é o remédio mais indicado.

O astro da medicina popular está deixando os palcos folclóricos e ganha espaço na ciência. Admite-se que o alho tenha propriedades diuréticas, estimulantes, expectorantes e estimula a transpiração. Os europeus o usavam para tosses, gripes e inflamações da garganta.

Usa-se para verminose e reumatismo, picadas de inseto. Na lª guerra mundial foi usado em hospitais como anti-séptico para fazer curativos em ferimentos. No entanto é bom lembrar que o alho tem componentes muito fortes que irritam as mucosas.

Seu poder medicinal se liga a capacidade de abrir os vasos sanguíneos e reduzir a pressão sanguínea nos hipertensos e a capacidade antibiótica por isso eficaz contra bactérias resistentes. E importante é que ele só ataca bactérias patogênicas.

Ele é rico em proteínas, carboidratos e sais minerais. Em geral usado em pequenas doses ele entra como tempero e aromatizante de outros pratos. Mas é bom conhecer a sua composição para conhecer seu poder: 1 dente de alho tem 31 mg de proteínas, mais de 33 substâncias sulfuradas, sendo a mais importante a alicina responsável por grande parte de suas propriedades farmacológicas como combater bactérias, fungos e infecções virais.

A composição do alho cru em 100 gr.: Vit. B1- 224 mcg, Vit. B2 - 74 mcg, Vit. B5- 0,29mg, Vit. C -14 mg, Calorias - l34, Glicídeos - 29,3 g, proteínas - 5,3 g, lipídeos - 0,2 g, cálcio - 38mg, fósforo - 134 mg, ferro - 1,04 mg, sódio - 62,9 mg, potássio -607,6 mg (Franco, Guilherme – Nutrição - Livraria Ateneo, S.Paulo- l982 )

Pode-se usar o alho de várias formas. A que mais indicamos além do tempero é o alho demolhado em jejum e no xarope frio de limão e mel para os problemas que atingem a garganta e os pulmões.

BIBLIOGRAFIA
Cultivo comercial de Plantas Medicinais – Curso de Extensão – Apostila Dr. Ilio Montanari Jr UNICAMP –SP. l999.