Origem do Azeite

Informações da notícia

O azeite é um produto milenar. Antes mesmo de Grécia e Roma antigas, já existiam relatos do cultivo da oliveira (árvore produtora de azeitonas) pelos fenícios, sírios e armênios. Levado à Europa pelos gregos, o azeite só chegou até nós, na América do Sul, muito tempo depois, trazido pelos imigrantes espanhóis, por volta do século XVIII.

Propriedades
Além de muito apreciado na alimentação, o óleo também apresenta vários benefícios à saúde. Há indícios de que o azeite de oliva contribui para o controle do colesterol, além de ajudar a retardar o envelhecimento e proteger a pele.

Tipos
A diversidade de azeites de oliva é muito extensa, variando quanto à cor, cheiro, sabor, produtor e qualidade das azeitonas. Os principais tipos são: o virgem, o extra virgem e o refinado, conforme o nível de acidez.

Receitas fáceis
Use o azeite como ingrediente indispensável
- Cozinhe o feijão em água na panela de pressão, sem deixar o caldo secar. Sirva porções de feijão com bastante caldo em pratos fundos. Regue com azeite, polvilhe com sal e sirva pão francês para acompanhar.
- Corte o pão em forma de torradas. Disponha lado a lado em uma fôrma e regue com azeite. Polvilhe com sal e leve ao forno até dourar.

Curiosidades
- Por ser feito de gordura vegetal, é sempre muito mais saudável trocar o óleo de cozinha pelo azeite. Mas se for utilizá-lo para frituras, saiba que o azeite perde suas propriedades nutritivas e se iguala ao óleo comum.
- Quando totalmente maduras, todas as azeitonas são pretas.
- Para fazer 1 litro de azeite é necessário cerca de 5 a 6Kg de azeitonas.
- Quando submetido a temperaturas muito baixas, o azeite pode solidificar, mas voltará ao aspecto original quando atingir a temperatura ambiente, sem perder nenhuma das suas características.

Mitos e lendas
Além de religião, medicina e gastronomia, também já se acreditou que a oliveira tinha relação direta com a fertilidade feminina. Na Grécia antiga, quando queriam engravidar, as mulheres passavam boa parte do tempo debaixo das oliveiras. Reis também davam extrema importância à planta. Seus centros eram feitos de madeira das oliveiras.

Matéria extraída da Guia da Cozinha nº1