Tipos de Arroz

Informações da notícia

Esse cereal é um dos alimentos mais antigos da humanidade. Atualmente faz parte da alimentação diária de grande parte da população em todo o mundo. Por ser um alimento neutro que combina com a maioria dos temperos e demais ingredientes, é um acompanhamento indispensável na maioria dos cardápios. Passa a ser o componente principal de pratos únicos, quando preparado com carnes e vegetais. Versátil e simples de fazer, pode ser utilizado em pratos salgados e doces, quentes e frios no caso de saladas, recheios e como ingrediente básico na preparação de diversos pratos regionais. De fácil digestão e rico em carboidratos, é uma fonte de energia para o organismo.

Principais tipos de arroz

O mercado oferece vários tipos (beneficiado ou integral) que são classificados segundo o tamanho dos grãos. Portanto, saiba qual é o mais adequado para cada uso:

  • Grão curto - o grão é curto e largo, de coloração esbranquiçada, o que significa ser mais novo, e fica empapado com mais facilidade depois de cozido; é usado tradicionalmente em pratos doces.
  • Grão médio - o grão é curto de cor menos esbranquiçada que o anterior; é uma variedade de arroz italiano (tipo arbório) que fica com consistência cremosa depois de cozido; ideal para preparar risotos.
  • Grão longo - o grão é longo e fino, de coloração perolada e translúcida. Depois de cozido fica com uma consistência leve e macia, além de bem soltinho. É utilizado na maioria dos pratos salgados.
  • Parboilizado - passa por um processo em vapor de alta pressão e conserva maior quantidade de nutrientes; não precisa ser lavado antes da preparação; os grãos ficam inteiros e bem soltinhos.
  • Integral - proporciona maior quantidade de vitaminas e minerais do que o beneficiado. Por ter uma consistência mais dura, demora mais tempo para cozinhar.