Pular para conteúdo principal

Caldo de Ervas com Purê de Lentilha

Quantas estrelas essa receita merece?

Sua contribuição ajuda outros cozinheiros

6 porções
1 hora e 5 minutos
25/08/2024

Ingredientes

Conversor de medidas
  • 1 peito de frango médio
  • 1 alho-poró médio
  • 1 cenoura grande
  • 3 colheres (sopa) de azeite de oliva espanhol
  • 1 maço pequeno de salsinha
  • 1/2 maço pequeno de manjericão
  • 1/2 maço pequeno de hortelã
  • Sal a gosto

Purê de lentilha

  • 3 batatas médias
  • 1/2 xícara (chá) de lentilha
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • Sal a gosto

Modo de Preparo

  1. Limpe o alho-poró desprezando as folhas e as extremidades. Retire a película externa do talo do alho-poró, lave-o, pique em rodelas e reserve.
  2. Lave a cenoura, raspe a casca, lave novamente e tire as extremidades. Pique-a em rodelas e reserve.
  3. Coloque em uma panela de pressão o azeite de oliva e leve ao fogo por 1 minuto ou até aquecer. Junte o frango e frite-o, mexendo poucas vezes, por 12 minutos ou até dourar de maneira uniforme. Incorpore o alho-poró, a cenoura e o sal. Refogue, mexendo de vez em quando, por mais 2 minutos. Cubra a mistura com água (cerca de 1 e 1/2 litro) e tampe a panela de pressão. Cozinhe por 15 minutos ou até o frango ficar macio. Retire do fogo. Tire a pressão da panela e abra-a. Reserve.

Enquanto o caldo cozinha, prepare o purê

  1. lave as batatas, descasque-as e lave novamente. Coloque em uma panela as batatas e cubra com água (740 ml). Leve ao fogo e cozinhe por 20 minutos ou até as batatas ficarem macias. Retire do fogo, escorra a água e esprema (no espremedor próprio) as batatas ainda quente. Reserve.
  2. Lave a lentilha, coloque-a em uma outra panela e cubra com água ( 740 ml). Leve ao fogo e cozinhe por 30 minutos ou até a lentilha ficar macia. Retire do fogo, escorra a lentilha, transfira-a para o copo do liquidificador e junte 3 colheres (sopa) do caldo formado (45 ml). Bata por 1 minuto ou até ficar homogêneo.
  3. Peneire a mistura sobre a tigela com as batatas espremidas. Junte a manteiga e o sal e mexa bem. Reserve.
  4. Limpe os maços de salsa, manjericão e hortelã. Lave-os em água corrente, seque com toalha de papel, separe somente as folhas e pique-as finamente.
  5. Depois de cozido o caldo, peneire-o, aproveitando as sobras para outras preparações. Se preferir, deixe o caldo na geladeira por uma noite, depois com a escumadeira retire toda a gordura da superfície. Junte as ervas picadas ao caldo e misture bem. Acerte o sal.
  6. Arrume o caldo quente em pratos individuais e distribua por cima o purê de lentilha também aquecido. Para isto, molde-o com o auxílio de 2 colheres das de sopa, formando bolinhas. Sirva a seguir.

Informações adicionais

Cada porção possui de 265 g

Explore mais receitas