Participe da Comunidade
Compartilhe suas receitas, monte seu livro e inspire outros apaixonados por culinária
Figo Recheado com Olho de Sogra
Quantas estrelas essa receita merece?
Sua contribuição ajuda outros cozinheiros
Ingredientes
Conversor de medidas- 5 kg de figo
- 3,5 kg de açúcar cristal
- açúcar refinado para cristalizar o doce depois de pronto
- água para cozinhar
Recheio
- 500 g de coco ralado
- 400 g de açúcar refinado
- 1 lata de leite condensado
- 5 gemas de ovos caipiras passadas na peneira
- 1 colher (café) de essência de baunilha
Modo de Preparo
- Retirar a pele dos figos. Para isso, pode-se encher um saco de pano com pedra fina e sovar os frutos, embaixo da água, até que fiquem lisos. Fazer um corte em cruz na parte arredondada do figo, de modo que forme uma cavidade onde será colocado o recheio. Em uma panela de cobre, cozinhar os frutos, cobertos com um pano, com água suficiente para cobrir.
- Quando estiverem macios, desligar o fogo, escorrer a água e deixar esfriar. Colocar mais água e levar ao fogo novamente, retirando quando levantar fervura. Repetir o processo por mais duas vezes. Escorrer a última água, pôr o açúcar e deixar no fogo até o açúcar derreter e virar uma calda. Depois de deixar o figo nesta mistura por três dias, escorrer a calda e reservar os figos.
- Para o recheio, misture bem todos os ingredientes fora do fogo. Levar ao fogo e retirar quando engrossar e começar a soltar da panela. Esperar esfriar, fazer bolinhas e pôr dentro dos figos, cuidadosamente. Passar o doce no açúcar refinado.
Informações adicionais
Esta é uma receita "trabalhosa", na etapa de fazer o doce de figo original. Mas acho que quem quiser, pode pular essa etapa dos 3 dias e comprar o pacote de figos, já preparados para serem colocados na calda.
Você já fez essa receita?
Compartilhe sua experiência!


