Risoto de Panela de Pressão com Ervilhas e Hortelã

Informações da receita
Essa receita é o livro "Pitadas da Rita" da Rita Lobo Bora pra receita?

Como fazer

Numa tábua, corte a cebola ao meio, no sentido do comprimento, sem descascar. Retire a casca de uma das metades e pique fino. Sem cortar as extremidades, retire a casca da outra metade e espete os cravos-da-índia. Lave, descasque e corte a cenoura em 3 partes. Lave também o talo de salsão, mantendo as folhas. Corte em 2 partes.

Na panela de pressão com capacidade para 4,5 litros, aqueça o azeite em fogo baixo. Junte a cebola picada fino e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Mexa sempre. Quando a cebola murchar e ficar transparente, junte o arroz e misture bem. Regue com o vinho branco e mexa até secar. Junte a água, a cenoura, o salsão, a cebola cravejada, o louro e tempere novamente com sal e pimenta-do-reino.

Tampe a panela e aumente o fogo para alto. Assim que começar a sair vapor pela válvula, conte 3 minutos e desligue imediatamente. Com um garfo, levante a válvula para retirar a pressão. Leve uma panelinha com 1 xícara de água ao fogo alto.

Finalização:

Assim que o vapor sair completamente, abra a tampa. Junte a ervilha congelada e volte a panela ao fogo alto. Mexa vigorosamente e, caso o risoto comece a secar, acrescente um pouco de água fervente e continue mexendo. Verifique o ponto do arroz: ele deve estar cremoso, mas com os grãos ainda resistentes à mordida. Se já estiver al dente, desligue o fogo e acrescente a manteiga, o queijo parmesão e a metade das folhas de hortelã. Misture bem e sirva imediatamente, salpicando mais folhas de hortelã no prato.

O que você achou?

Sua avaliação: