Azeite de Laranja Lucia

Informações da receita
Este azeite é ideal para saladas de verão ou cremes de verduras.
  • Cascas de laranja (quanto você tiver disponível)
  • Frasco de vidro com uma tampa apropriada apertada
  • 1 garrada de Vodka
  • Filtro de café ou pano de prato
  • Toalha de papel

Como fazer

Seque as cascas de laranja em uma toalha de papel em algum lugar quente e fora da luz direta do sol até ficarem duras. Isso normalmente leva cerca de dois dias, dependendo da umidade (é mais rápido se você rasgar as cascas de laranja em pequenos pedaços).

Corte as cascas de laranja secas em pedaços menores, com uma faca afiada. Coloque as cascas em cubos em um frasco de vidro. Reserve.

Coloque a garrafa de vodka no centro de uma bacia envolvida de água fervente. Despeje a Vodka na frasco de vidro até cobrir as laranjas. Feche o frasco e agite bem por alguns minutos. Faça isso algumas vezes por dia, durante três ou mais dias. Quanto mais você agitá-lo e quanto mais tempo você deixar as cascas na vodka, mais óleo será extraído.

Coe as cascas em uma tigela usando um filtro de café ou pano de prato. Retire todo o líquido para dentro da bacia. Cubra o prato com uma toalha de papel de cozinha ou um pano de prato. Tenha cuidado para não deixar a toalha cair no líquido. Deixe descansar por alguns dias e quando o álcool tiver evaporado, o que restar é o azeite de laranja.

O que você achou?

Sua avaliação: