Cookies com Chocolate Vanessa Figueiredo

Informações da receita
Um cookie fácil de fazer e adaptado para a realidade brasileira!
  • 1/2 xícara de manteiga com sal (em temperatura ambiente)
  • 1 xícara de açúcar cristal
  • 1 ovo grande levemente batido
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1/2 colher de chá de fermento químico para bolos
  • 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 barra de chocolate meio amargo (picada)

Como fazer

Coloque a grade do forno na prateleira do meio ou na mais alta e o pré-aqueça a 220˚C. Forre dois tabuleiros com papel manteiga – ou use um tabuleiro antiaderente de boa qualidade – e reserve.

Leve à batedeira – ou use uma tigela média se for bater manualmente – o açúcar e a manteiga até que se forme um creme claro e macio. Na batedeira isso leva de 3 a 5 minutos e, na mão, aproximadamente 7 a 10 minutos (se for misturar manualmente, use uma colher de pau. Mexa em círculos, tentando imitar o movimento da batedeira).

Retire o excesso do creme das pás da batedeira/ colher de pau. Acrescente o ovo levemente batido e a essência de baunilha. Bata por mais 1 minuto na batedeira ou por mais 5 na mão, até que tudo esteja bem misturado.

Em uma tigela média, misture a farinha de trigo, o fermento químico e o bicarbonato de sódio. Coloque todos os ingredientes secos de uma só vez na tigela com o creme açúcar+manteiga+ovo+essência de baunilha. Na batedeira, bata na velocidade baixa. Na mão, misture levemente até que todos os ingredientes estejam bem misturados.

Desligue a batedeira (caso esteja usando), acrescente os pedaços de chocolate picado e misture levemente usando uma colher de pau (se estiver preparando a massa manualmente, continue misturando com a colher de pau).

Para modelar, pegue uma colher de sopa e uma colher de chá. Se tiver, use a colher medidora "1 colher de sopa" e uma colher de chá. Pegue a massa com a colher maior e, com o auxílio da colher menor, coloque as bolinhas sobre o tabuleiro forrado com papel manteiga (ou o tabuleiro antiaderente). Deixe um espaço de 3 a 5 cm entre as bolinhas, para que não grudem quando assarem.

Leve ao forno pré-aquecido por 22 minutos (contados precisamente no timer, se não os biscoitos queimam!). Retire do forno e deixe esfriar nos tabuleiros. Assim que esfriarem, forre uma superfície plana com papel alumínio e coloque os biscoitos um a um para que descansem e fiquem prontos.

Os biscoitos ficarão melhores após três dias de assados.

O que você achou?

Sua avaliação: