Pular para conteúdo principal

Galaktobureko

Doce grego delicioso

10 porções
1 hora e 30 minutos
28/12/2011

Ingredientes

Conversor de medidas

Massa e creme

  • 300 gr de massa folhada
  • 1/2 xícara de manteiga
  • 4 xícaras de leite
  • 3 ovos
  • 2 gemas
  • 1/2 xícara de açúcar
  • 1 colher de sopa de semolina de trigo
  • 1 colher de sobremesa de essência de baunilha

Calda

  • 1 1/2 xícara de açúcar
  • 1 xícara de água
  • 1 colher de sopa de suco de limão
  • um pouquinho de essência de baunilha

Modo de Preparo

Creme

  1. Ferver o leite e depois deixar amornar.
  2. Bater bem os ovos e as gemas com o açúcar, até ficar bem consistente e volumoso. Juntar a semolina de trigo, a essência de baunilha e bater bem. Juntar o leite morno aos poucos, batendo sempre. Despejar o creme numa panela e cozinhar em fogo baixo mexendo sempre, até o creme engrossar.
  3. Tirar do fogo e juntar a metade da manteiga derretida. Reservar.
  4. Untar uma forma de 25 cm de diâmetro com manteiga derretida.
  5. Deitar a metade da massa folhada, untando cada folha com a ajuda de um pincel.
  6. Despejar o creme cozido sobre a forma. Cobrir com o restante da massa folhada sempre untando bem cada folha. Com a ajuda de uma faca, fazer cortes na massa dentro da forma no tamanho desejado, assim fica mais fácil para servir os pedaços do doce.
  7. Levar ao forno aos 190 C durante 15 minutos.
  8. Depois baixar a temperatura do forno para os 160 C e deixar assar por mais 35 minutos mais ou menos, até a massa pegar uma cor dourada.

Calda

  1. Numa panela ferver todos os ingredientes da calda por mais ou menos 10 minutos.
  2. Quando retirar o doce do forno, regar com a calda aos poucos com a ajuda de uma colher. Deixar esfriar sem cobrir o doce para que não amoleça a massa. Servir depois de frio, para que os pedaços já estejam mais consistentes.
  3. Pode-se depois guardar na geladeira.

Explore mais receitas