Halawe Tigibin (Doce de Queijo) Charito Peraza

Informações da receita
Um doce (sobremesa) típico do Norte do Líbano imperdível.
  • Mussarela desfiada o quanto baste (ou seja o necessário para que o doce fique um puxa puxa, (se você puder faça com o queijo Nabulsi)
  • 2 copos de açúcar
  • 2 1/2 copos de leite
  • 1 copo de semolina
  • Misque a gosto (se quiser pode substituir por baunilha, água de rosas ou água de laranjeira - azahar)
  • Calda (Opcional):
  • 1 xícara de açúcar
  • 1 xícara de água
  • Água de flor de laranjeira a gosto

Como fazer

Numa panela grande colocamos o leite, o misque, os 2 copos de açúcar, 1 copo de semolina e mexemos bem sem parar até formar um creme.

Desligamos o fogo e continuamos com a panela sobre o fogão e vamos colocando a mussarela desfiada e espremida aos poucos para dar liga (é preciso que fique um puxa-puxa total), misturando sempre num mesmo sentido.

Despejamos numa travessa (no máximo de 2 cm de altura) e decoramos a gosto. Por exemplo, decoramos ao redor com damasco e pistache verde.

Calda (opcional):

Ferver tudo por 5 a 8 minutos ou até atingir o ponto de fio ralo (tem gente que gosta a calda como se fosse mel , nesse caso deixar ferver até que a calda fique amarelinha).

Segredo:

A minha amiga deixou de molho em água morna o queijo por uma hora, para dessalgar (retirar o sal do mesmo).

Informações adicionais

A primeira vez que vi fazer e provar esta receita foi na casa de uma amiga minha, pois ela fez de acordo com o que se lembrava como sua avó fazia, já que não tinha a receita anotada e não tinha encontrado na internet.
Hoje este doce (sobremesa) está na lista de meus doces favoritos.
Cumprindo a promessa que fiz para ela com muito custo encontrei a receita no Youtube, e notei que foi postado à alguns anos atrás de um programa chamado "Memória do Líbano" e quem fez a receita foi uma senhora chamada Dona Mariza izar, a qual agradeço de todo coração por ter compartilhado esta receita imperdível.
Após ver diversas vezes o vídeo resolvi tirar umas fotos enquanto assistia, o mesmo e é uma dessas fotos que estou enviando, pois ainda não fiz apenas vi fazer e provar e pretendo fazer este final de semana.
O rendimento e o tempo que estou colocando é aproximado.

O que você achou?

Sua avaliação: