Licor de Canela Charito Peraza

Informações da receita
  • 5 15 votos
  • 5 porções
  • 14 favoritaram
Um licor que nem todo mundo conhece, porém super digestivo e delicioso, com a capacidade de se transformar em um refresco delicioso.
  • 1 litro de água
  • 6 a 10 canelas em pau (dependendo do tamanho do pau de canela, a receita original pede 5 canelas em pau - com esta quantidade o licor não pega a cor da canela)
  • 1 kg de açúcar
  • 750 ml de cachaça (pinga)*

Como fazer

Numa panela coloque a água e a canela e leve a ferver em fogo baixo. Neste ponto se desejar transforma-lo num refresco delicioso para os dias quentes, basta retirar do fogo adicionar açúcar a gosto e deixa-lo esfriar, e depois de frio coloca-lo em jarras bem bonitas e leva-lo à geladeira.

Passos para o preparo do Licor de Canela:

Numa panela coloque a água, a canela e ferva em fogo baixo por duas vezes (ferver a água com canela tem como objetivo dar uma cor de canela mais intenso a essa água de canela). Retirar do fogo e acrescentar o açúcar. Voltar ao fogo baixo novamente aproximadamente por 10 minutos até formar uma calda espessa. Deixar esfriar. Depois de completamente frio, acrescentar a cachaça*. Se desejar retire as canelas em pau, filtrar e engarrafar (colocar em garrafas bem bonita e que vedem bem).

Observações:

Eu retiro as canelas em pau, filtro e com ajuda de um funil vou engarrafando o licor e depois ponho de 1 a 2 pauzinhos de canela dos que retirei, na garrafa, pois pela minha experiência, ajuda a manter e ressaltar o sabor de canela do mesmo, sem contar que é mais fácil de identifica-lo.

Está pronto nosso licor para ser utilizado brindando os sucessos e alegrias da vida ou dar de presente para alguém que gente estima muito.

Vocês podem observar que quanto mais o tempo passa melhor e mais saboroso fica.

Informações adicionais

* Se pode substituir por qualquer outra aguardente, por exemplo vodka, rum, e também por álcool de cereais já que o mesmo é o ideal para fazer licores.

Por estes dias eu aprendi a fazer de dois jeitos este licor, porém escolhi este para postar aqui por ser mais rápido e a meu ver mais prático de se fazer, a primeira vez que vi a receita deste licor foi no blog "pratacasas.blogspot.com.br", e ao faze-lo dei meu toque pessoal.

Rende: 900 ml

O que você achou?

Sua avaliação: