Flan de vôngoles com minicebolas Patty Jesus Duarte

Informações da receita

Como fazer

Enxágüe cuidadosamente os vôngoles sob água corrente e deixe-os abrir numa panela com o vinho e 4 minicebolas, picadas, em fogo alto. Retire os moluscos das conchas e coe o líquido de cozimento.

Fatie fininho as minicebolas restantes. Lave a couve, afervente em água com o sal, esprema-a bem, pique-a em pedaços pequenos e coloque-os numa frigideira em fogo alto, juntamente com as minicebolas e 40 g de manteiga.

Deixe as verduras secarem, mexendo por alguns minutos, depois polvilhe com a farinha, peneirada, e misture.

Acrescente o leite e, depois de 7 a 8 minutos, tempere com a noz-moscada e a pimenta-do-reino a gosto. Com o fogo apagado, adicione os vôngoles e deixe esfriar.

Numa tigela, bata os ovos com um pouco de sal e pimenta-do-reino, acrescente-os às verduras com vôngoles, misturando com cuidado. Divida esse composto em 4 forminhas e disponha-as numa assadeira grande com água quente até a metade da altura. Asse o flan em banho-maria no forno pré aquecido a 180°C por 25 minutos ou até que fique firme.

Ponha o líquido do cozimento dos vôngoles numa panela, junte o creme de leite, o sal e a pimenta-do-reino a gosto, misture e incorpore o resto da manteiga, a salsa, picada, e alguns fios de cebolinha-francesa, picada. Esquente, mexendo sempre. Retire os flans do forno, desenforme em pratos, polvilhe, a gosto, com a páprica e sirva com o molho bem quente.

Informações adicionais

Acompanhe este prato com um branco de uvas Trebbiano simples e refrescante.

Fonte: A Vitrine do Sabor

O que você achou?

Sua avaliação: