Acarajé
Ingredientes
Conversor de medidas- 1 quilo de feijão fradinho
- Azeite de dendê para fritura
- Pimenta-do-reino
- 1 cebola média
- Sal
Modo de Preparo
- Escolher o feijão. Colocar em um processador e pulsar rapidamente para que se quebrem levemente. Cuidado para não triturar os feijões em excesso.
- Deve-se somente quebrá-los grosseiramente, pois essa operação ajuda na retirada das cascas.
- Colocar os feijões em uma tigela e cobrir com água fria.
- Deixar de molho por cerca de 1 hora, esfregando regularmente com as mãos para que as casquinhas dos feijões se soltem e subam à superfície.
- Vá escorrendo a água para eliminar as casquinhas. Completar com mais água e deixar novamente de molho, até conseguir eliminar totalmente as cascas.
- Escorrer bem, eliminar a água e colocar os feijões novamente em um processador.
- Acrescentar a cebola picada grosseiramente, colocar 1 colher (chá) de sal e uma pitada de pimenta-do-reino branca. Bater até obter uma massa cremosa, porém consistente.
- Se necessário, acrescentar um pouquinho de água. Colocar cerca de ½ litro de azeite de dendê em uma panela pequena. Esquentar.
- Colocar a massa do acarajé novamente em uma tigela e bater bem com uma colher de pau para arar a massa. Vá fritando o acarajé às colheradas, dois a dois no máximo.
- Fritar até que estejam bem dourados.
Informações adicionais
Atenção para não fritar em óleo muito quente pois podem ficar crus no centro.
Servir os acarajés recheando com vatapá, molho vinagrete e outras guarnições.

