Participe da Comunidade
Compartilhe suas receitas, monte seu livro e inspire outros apaixonados por culinária
Fermento Natural
Quantas estrelas essa receita merece?
Sua contribuição ajuda outros cozinheiros
Modo de Preparo
Vamos começar, você verá que fazer o seu próprio fermento será uma terapia e você ficará muio feliz ao final do processo. Misture em uma tigela
- 60ml de suco de abacaxi coado (Não use suco de caixinha. Bata um abacaxi no liguidificador.) 50g de farinha de trigo integral ou farinha de centeio integral Cubra com um pano limpo ou plástico filme e coloque em um lugar fresco.
Dia 2 – As primeiras bolhas de fermentação
- Mexa sua mistura. As primeiras bolhas devem começar a aparecer. Se não aparecer não tem problema. Siga para o dia 3.
Acrescente à sua mistura
- 20 ml de suco de abacaxi coado 30 gramas de farinha de trigo integral ou farinha de centeio integral Misture e cubra com um pano limpo ou plástico filme. Coloque em um lugar fresco.
Dia 4 – Dando mais alimento ao fermento
- No quarto dia, observe o fundo do seu pote. Caso não haja nenhuma atividade (bolhas) é sinal que seu fermento não está fermentando e portanto, você deve interromper o processo e começar de novo, do zero. Caso tenha observado bolhas, misture e cubra com um pano limpo ou plástico filme. Coloque em um lugar fresco.
Dia 5 – Fase final do criação do seu fermento
- 30 ml de água filtrada, 50g de farinha de trigo integral ou farinha de centeio integral Misture e cubra com um pano limpo ou plástico filme. Coloque em um lugar fresco.
Descarte metade do seu fermento ou doe para alguém que queira começar a fazer já essa fase. À outra metade, acrescente
- 30ml de água filtrada, 75 gramas de farinha integral ou farinha de centeio integral Misture. Modele uma bola com as mãos. Coloque em uma tigela limpa e cubra com plástico filme. Coloque em um lugar fresco.
Coloque em uma tigela média
- 100 gramas do seu fermento natural (descarte o restante ou doe para alguém que queira iniciar dessa fase) 200 ml de água filtrada, 300 gramas de farinha de trigo integral. Misture até formar uma bola. Cubra e deixe descansar em um lugar protegido até dobrar de tamanho (Isso leva de 2 a 4 horas). Depois de cobrar de tamanho, coloque em um pote com tampa (não use vidro, prefira plástico) na geladeira. Você já tem ser fermento.
Sempre que for fazer pão, pegue seu fermento natural e alimente-o 2 a 8 horas antes de começar a fazer pão. Agora que você já tem o seu fermento natural (e já sabe responder
- levain, como fazer?), é hora de aprender a manter seu fermento. Em nosso curso online de pães, você aprenderá mais de 4 maneiras de manter o seu levain sem virar refém do mesmo, afinal fazer pão tem que ser divertido!
Você já fez essa receita?
Compartilhe sua experiência!




