Pular para conteúdo principal

Iscas de Cação com Grão-de-Bico

4 porções
25/08/2024

Ingredientes

Conversor de medidas
  • 300 g de filé de cação
  • 1 xícara (chá) de ervas frescas (salsinha, cebolinha e manjericão)
  • 1 xícara (chá) de vinho branco
  • 1/2 xícara (chá) de grão-de-bico
  • 2 folhas de louro
  • 2 tomates médios
  • 1 cebola média em cubos pequenos
  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • sal e pimenta-do-reino moída grosseiramente a gosto

Modo de Preparo

  1. Lave os filés de cação, seque com toalha de papel e corte-os em tiras de 2 cm x 7 cm. Coloque numa tigela, misture as ervas, o vinho branco, a pimenta-do-reino e o sal. Cubra a tigela com filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos.
  2. Lave o grão-de-bico e coloque-o numa panela de pressão com 1,5 litro de água e as folhas de louro. Leve ao fogo e cozinhe por 35 minutos, ou até o grão-de-bico ficar macio. Retire do fogo, elimine a pressão e abra a panela. Escorra a água e reserve o grão-de-bico.
  3. Lave os tomates, parta-os ao meio, elimine as sementes e pique a polpa em cubos pequenos. Reserve.
  4. Leve ao fogo uma panela com a cebola e o azeite de oliva e refogue até a cebola murchar. Adicione o tomate e refogue, mexendo de vez em quando, por 4 minutos. Incorpore as iscas de cação (sem a marinada) e frite-as, mexendo cuidadosamente, por 5 minutos, ou até dourar por igual. Junte o grão-de-bico e cozinhe por mais 3 minutos. Acerte o sal e retire do fogo.

Explore mais receitas