Licor de Amendoim Charito Peraza

Informações da receita
Uma delicia de licor e mais do que perfeito para estas festas juninas e dar como presente.
  • 1 kg de amendoim (você pode comprar 1 pacote de amendoim torrado e moído)
  • 1 kg de açúcar (de preferência açúcar mascavo)
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de leite evaporado (opcional, pode substituir por creme de leite)
  • 1 cachaça artesanal (por exemplo pinga de engenho, eu substitui por pinga 51 e se pode substituir por qualquer tipo de aguardente como rum vodka ou álcool de cereais que é o ideal para fazer licores)
  • 2 litros de agua
  • 1 pau de canela
  • 1 punhado de cravo
  • 200 gramas de leite em pó (opcional)
  • 2 garrafas esterilizadas (ou seja bem higienizadas) de vidro com tampa que vedem bem para guardar o licor

Como fazer

Numa panela torre o amendoim, deixe esfriar e tire toda a pele (está etapa você pode pular se comprar o pacote de amendoim torrado e moído). Numa outra panela adicione 2 litros de água, ferver junto com o açúcar, a canela e o cravo. Deixe levantar fervura, e acrescente o amendoim torrado, deixe ferver alguns minutos (Aproximadamente 5 minutos). Deixe esfriar.

Quando estiver frio, bata tudo no liquidificador com o leite condensado (se quiser com o leite evaporado ou creme de leite e/ou o leite em pó). Coe numa peneira bem fina (aconselho a coar duas vezes fica mais refinado). Depois adicione a cachaça e misture (ou volte a bater no liquidificador para ficar bem homogeneizado).

Coloque nas garrafas de vidro que foram esterilizadas (ou seja bem higienizadas) com tampa que vedem bem que foram preparadas para guardar o licor. Deixe na geladeira no mínimo por 24 horas (este licor como a maioria dos licores creme que conheço devem ser chacoalhados antes de servir, por isso não se esqueça de chacoalhar antes de servir).

Sirva gelado, porém se você gostar, se pode beber à temperatura ambiente (ou seja ao natural).

Informações adicionais

Como na maioria dos licores, a medida que passa o tempo melhor fica, isto se deve ao tempo de maceração, pois os sabores do mesmo vão se integrando.

Esta navegando na internet em busca de licores que eu nunca tinha feito antes, de repente, me deparei com este licor de amendoim que é bem diferente da maioria que é feito em base do beijinho ou amendocrem. Depois de feito percebi que a cor do mesmo se assemelha ao licor de doce de leite, porém seu sabor é inigualável e inconfundível.
Aqui lhes ponho alguns sites que me inspiraram em fazer o licor dando meu toque pessoal "culinaria.terra.com.br"; "ibahia.com" e "cruzeirodosul.inf.br"

O que você achou?

Sua avaliação: