Pular para conteúdo principal

Manauês de Rapadura

Quantas estrelas essa receita merece?

Sua contribuição ajuda outros cozinheiros

25/08/2024

Ingredientes

Conversor de medidas
  • 250 g de rapadura picada
  • 2 gemas
  • 1/2 xícara (chá) de Margarina
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo (120 g)
  • 50 g de amendoim sem pele torrado e bem picado
  • As raspas de 2 limões
  • 1 colher (sopa) de cachaça
  • 2 claras batidas em neve
  • 1/2 colher (sopa) de fermento químico em pó

Modo de Preparo

  1. Em uma panela coloque a rapadura e 1/2 xícara (chá) de água (100 ml) e leve ao fogo para derreter, até virar uma calda espessa. Reserve e deixe esfriar.
  2. Bata, na batedeira, as gemas junto com a margarina até formar um creme fofo e claro.
  3. Junte, aos poucos, a rapadura derretida, a farinha de trigo, o amendoim, as raspas de limão e a cachaça Bata mais um pouco até incorporar bem. Desligue a batedeira e acrescente, mexendo delicadamente com uma espátula, as claras batidas em neve e o fermento.
  4. Unte e enfarinhe cerca de 12 forminhas de alumínio de 4,5 cm de base por 5 cm de altura e preencha 2/3 de seu volume com a massa.
  5. Acomode as forminhas em uma assadeira retangular grande e leve para assar em forno preaquecido a 180ºC por cerca de 25 minutos ou até que, ao espetar um palito, o mesmo saia limpo.

Informações adicionais

Experimente acrescentar à massa, raspas de gengibre no lugar do limão.

Explore mais receitas

Ingredientes