Ovo Café de Páscoa Uther

Informações da receita
Um ovo bem especial para comemorar a Páscoa
  • 500g de chocolate ao leite picado grosso
  • 2 colheres de sopa de café solúvel ao gosto
  • "Pouquinho" de leite
  • 75 unidades de docinhos de amendoim (dadinhos) sem a embalagem, ou se quiser, use doce de leite mais consistente (firme)
  • 2 formas para ovos de Páscoa de 1 kg
  • 1 folha de plástico ou papel manteiga
  • Papel alumínio
  • Bombons de sua preferência. (use das várias receitas encontradas no site)

Como fazer

Coloque o chocolate e o café (mais ou menos dissolvido em leite) em uma travessa ou refratário. Leve ao microondas em potência média por 30 segundos. Mexa com uma espátula e verifique se ele está bem derretido. Repita o processo quantas vezes for necessário, até o chocolate com café ficarem bem lisos.

Coloque parte do chocolate/café em uma superfície de mármore ou granito. Pode ser na bancada da pia. Mexa o doce de um lado para o outro cinco vezes. Com um palito de dente, passe o chocolate nos lábios e veja se está frio (28°c). Quando estiver frio, devolva-o para o refratário, junto com o chocolate/café restante, e misture. Esse choque térmico serve para que o chocolate/café fique brilhante, com uma boa textura e não quebre quando for desenformado.

Derreta os docinhos de amendoim (dadinhos) no micro-ondas em potência alta, por um minuto. Caso for usar doce de leite, não há necessidade de derretê-lo.

Montagem: Com a ajuda de uma colher, passe parte do chocolate/café na forma para ovo.

Vire a forma para retirar o excesso. Leve à geladeira até endurecer. Repita o processo mais uma vez.

Divida o docinho de amendoim (dadinhos) derretido em duas partes e passe metade de cada lado, cobrindo toda a forma. Leve à geladeira por 20 minutos, ou até a forma ficar fosca. Se for usar o doce de leite, passe-o diretamente em cada lado.

Divida o restante do chocolate e passe nos dois lados. Leve à geladeira de novo, por 10 minutos.

Vire o ovo sobre o papel manteiga ou folha de plástico.

Embale com papel alumínio e coloque os bombons dentro do ovo.

Informações adicionais

Rende um ovo de 1 kg. Mas nada impede de dividir a receita em vários ovos menores, ou até mesmo enform-a-lo em outras formas de sua preferência (coelho, flores, etc).

O que você achou?

Sua avaliação: