Panetela Cubana na Panela de Pressão
Nestes dias aprendi a fazer esta receitinha com minha mãe, ela é simples mas forma de assar é diferente, se assa na panela de pressão, os convido a experimentar.
Rendimento
10 porções
Tempo Total
25 minutos
Publicado
13/11/2016
5.0 (1 voto)
Comentários
1
Ingredientes
Conversor de medidas- 1 xícara de farinha de trigo
- 1 xícara de açúcar cristal (pode ser refinada)
- 5 ovos
- 1 colher (das de sobremesa) de fermento em pó
- 1 colher (das de chá) de baunilha
- 1 colher (das de chá) de canela (opcional)
- 1 pitada de sal
- 1 colher de manteiga
Modo de Preparo
- Separar as 5 claras das gemas e fazer um merengue, incorporar o açúcar pouco a pouco até que fique em ponto neve, logo acrescentar uma por uma as gemas, a pitada de sal, a baunilha, a canela e pouco a pouco toda a farinha e por último o fermento em pó.
- Com a manteiga untar bem o fundo e as laterais da panela de pressão e para maior precaução se desejar recorte um pedaço de papel manteiga de forma circular e unte-o com manteiga, a finalidade é isolar a mistura do fundo da panela (em Cuba utilizaram umas formas de papel marrom que o chamavam de cartucho e o untavam de manteiga).
- Despejar a massa dentro da panela de pressão. Tampar a panela de pressão e colocar em fogo muito baixo - ATENÇÃO - Sem a válvula por aproximadamente 25 minutos. Para comprovar se está pronta destampar a panela de pressão e revisar enfiando um palito no meio da panetela, se sair limpo já está pronta.
- Para desenformar, basta vira-lá sobre um prato raso. Se quiser, pode rechear com doce de coco, marmelada e se pode cobrir com merengue ou glacê.
Informações adicionais
Como disse anteriormente, esta receita foi minha mãe que me ensinou a fazer e pelo que eu sei, este modo de assar na panela de pressão surgiu da necessidade de se economizar tudo na época mais difícil do comunismo em Cuba, tornando-se assim uma receita bem típica de Cuba, principalmente pelo modo de assar que sai do convencional. As fotos que estou enviando são de minha autoria (ou seja de Charito Peraza).





