Participe da Comunidade
Compartilhe suas receitas, monte seu livro e inspire outros apaixonados por culinária
Panetone de Frutas Cristalizadas
A lenda também diz que o panetone nasceu pelas mãos de um padeiro conhecido como Toni, que resolveu inovar com um pão diferente, recheado com frutas, nomeado de "Pão di Toni".
Quantas estrelas essa receita merece?
Sua contribuição ajuda outros cozinheiros
Ingredientes
Conversor de medidas- 20 g de fermento instantâneo seco
- 200 ml de água
- 100 g de manteiga
- 20 g de sal
- 150 g de mel
- 2 gemas
- Raspa de 1 limão
- 6 gotas de essência de baunilha
- 6 gotas de essência de panetone
- 750 g de farinha de trigo
- 150 g de frutas cristalizada
- 75 g de uvas passas
- 2 formas de panetone
Modo de Preparo
Massa Esponja
- Misture o fermento em 300 gramas de trigo. Junte com a água e mexa até formar uma massa. Deixe descansando por 40 minutos.
Massa
- Coloque a manteiga, o sal, o mel, as gemas, as raspas de limão e as essências de baunilha e de panetone. Misture bem e acrescente o restante da farinha. Mexa até formar uma massa. Junte a massa com a esponja e sove até obter uma massa lisa. Adicione as frutas e as uvas passas. Corte em duas partes iguais. Coloque nas formas de panetone. Deixe crescer até dobrar de volume. Preaqueça o forno em uma temperatura média de 180°C. Asse por aproximadamente 40 minutos ou retire quando estiver dourado.
Informações adicionais
Cada panetone fica em torno de 400g.
O Natal é mesmo cheio de simbolismo e magia. Conta a história que um dos símbolos mais tradicionais desta data surgiu no século 17, em Milão. O panetone novidade agradou. Depois de conhecido como "Pão di Toni", o doce foi batizado com o nome que conhecemos até hoje. Mesmo com algumas adaptações ao longo dos anos, o prato não perdeu a essência principal, pelo contrário, ficou ainda mais saboroso.
No Vale do Itajaí, a tradicional receita do Natal recebeu alguns ingredientes ainda mais interessantes. A mistura carrega muito mais do que uma massa macia, frutas cristalizadas ou chocolate e um formato arredondado. O Panetone do Bem, da rede Galegão, traz também solidariedade, carinho e compaixão com o próximo. Há seis anos, a campanha beneficia ancionatos de Blumenau e região. Todo o lucro da venda de panetones é revertido para as casas de repousos manterem os serviços essenciais de apoio aos idosos. O doce natalino está sendo vendido nos supermercados da rede em Blumenau e Gaspar a R$ 6,99 na embalagem plástica e a R$ 7,99 na embalagem para presente.
Você já fez essa receita?
Compartilhe sua experiência!


