Peixe vermelho no sal grosso Kamila

Informações da receita

Como fazer

Limpe o peixe, lave-o muito bem e seque com papel toalha por dentro e por fora. Corte o limão em rodelas e coloque dentro do peixe, juntamente com o tomilho e o endro. Em uma assadeira de 33 x 23 cm, espalhe a metade do sal e coloque o peixe. Cubra com o restante do sal e pressione bem até o sal ficar compacto. Reserve.

À parte, coloque a farinha de trigo em uma tigela e adicione, aos poucos, água o suficiente para formar uma pasta mole. Espalhe-a sobre o sal. Leve para assar em forno médio, preaquecido, por 2 horas, ou até a crosta de sal ficar bastante dura. Retire do forno.

Com o cabo de uma colher de pau, bata cuidadosamente sobre a crosta de sal, quebrando-a. Transfira o peixe para uma travessa. Sirva o peixe inteiro na própria assadeira em que foi assado, dentro do sal, ou retire a pele antes de servir. Se preferir, sirva o peixe com manteiga temperada com alcaparras e mostarda, ou regue o peixe com azeite de oliva batido no processador com manjericão.

Acompanhe com saladas e legumes cozidos.

Informações adicionais

A pasta de farinha pode ser substituída por 4 claras batidas ligeiramente.
Peixes médios, como o vermelho, são ideais para serem assados descobertos (ou seja, sem papel-alumínio). Para isso, coloque o peixe em uma assadeira untada, cubra com uma camada de temperos e regue com água misturada com vinho ou com um pouco de vinagre e limão até cobrir o peixe. Asse em forno médio por 30 minutos, ou até o peixe ficar opaco.

O que você achou?

Sua avaliação: