Bolo de Trigo Sarraceno e Kefir

Informações da receita
Este é meu primeiro bolo sem glúten e poderia dizer sem lactose já que o kefir reduz a lactose em aproximadamente em 99%

Como fazer

Começamos por separar as claras das gemas.

Batemos as gemas com o açúcar por alguns minutos e continuamos acrescentando o azeite de oliva sem seguida o kefir de leite.

Quando estiver todo integrado (homogêneo) acrescentamos a farinha de trigo sarraceno junto com o fermento e se quisermos acrescentamos o coco ralado.

Batemos as claras a ponto de neve e acrescentamos à mistura, com movimentos leves e com cuidado para que não se baixe. Untamos uma forma, despejamos a mistura com cuidado e o levamos ao forno pré-aquecido a 180ºC.

Deixamos assando no forno por uns 40-45 minutos, dependendo da medida da forma que vamos utilizar calculamos mais o menos o tempo. Com um palito podemos comprovar seu ponto.

Retiramos o bolo do forno e deixamos que se esfrie sobre uma grade e na mesma forma.

Passado um tempo, retiramos da forma (desenformamos) e já o temos pronto para apresentar o mesmo.

E é difícil resistir à tentação de provar um pedacinho ainda que esteja um puco quente. A cozinha fica com um cheiro maravilhoso.

Podemos decora-lo com um pouquinho de glaçúcar ou açúcar refinado e se quisermos dar um toque mais doce com um pouco mais de coco ralado por cima (eu não decorei).

Informações adicionais

Observação: Eu assei na boca do fogão utilizando a panela que vou mostrar nas fotos e assando nesta panela ficou pronto em 30 minutos.

O que você achou?

Sua avaliação: