Aish El Saraya (Pudím Libanés ou Pudím Do Palácio Real) Charito Peraza
Informações da receita
- 6 porções
- 2 favoritaram
- 1 xícara (das de chá) de açúcar
- 1 colher (das de sopa) de água de flor de laranjeira
- 1 colher (das de sopa) de água de rosas
- 1 colher (das de sopa) de suco de limão
- 1 xícara (das de chá) de água
- Para o Creme:
- 500 ml de leite
- 400 gr de leite condensado (1 lata)
- 300 ml Creme de leite
- 1 a 2 colheres (das de chá) de água de rosas
- 1 a 2 colher (das de chá) de flor de laranjeira
- 5 colheres (das de sopa) de amido de milho (Maizena)
- Fatias de pão torradas (cerca de 30 pequenas torradas suficientes para alinhar o prato em que você está colocando o doce)
- Pistaches picados para guarnecer
Como fazer
Coloque as fatias de pão torradas em um prato quadrado.
Para a Calda:
Misture o açúcar, a água, o suco de limão em uma panela e aqueça em fogo médio. Uma vez que o açúcar tenha derretido, acrescente a água de rosas e a água de flor de laranjeira. Retire da chama. Deixe esfriar um pouco.
Despeje a calda sobre o pão e deixe de molho. Em seguida, linha outra camada de pão e despeje a calda. Deixe tudo isso de molho na calda.
Para o Creme:
Misture o de milho em cerca de 1/2 xícara de leite frio e misture bem.
Misture leite, creme de leite condensado e mistura de amido de milho em uma panela e aqueça em fogo médio. Continue mexendo até ficar liso e grosso. Uma vez que engrossar, adicione a água da rosa e da flor de laranjeira. Mexa um pouco mais até obter um pudim “grosso” como consistência. Despeje sobre o pão. Polvilhe com os pistaches picados.
Leve à geladeira por 5 a 6 horas ou durante a noite.
Variação:
Torre o pão e triture-o e faça camadas com esse farelo, ao invés de camadas com o pão iinteiro, ficará com cara de torta e vc poderá modelar melhor em formas redondas ou com designs.
Informações adicionais
Um pouco de história sobre o Aish-El Saraya (Pudim Libanes De Pão O Pudim Do Palácio Real).
Traduzido para o português, esta sobremesa é chamada: Pão do palácio do sultão ou serralho. O sultão referido é o turco, do período otomano e o serralho é uma referência aos aposentos do harém. Disseram-me que este prato é libanês, o que faz sentido, considerando que o Líbano estava sob domínio otomano por quatrocentos anos. Quando você provar este prato, você entenderá porque o nome é tão apropriado. O pão é mergulhado e cozido em uma calda de caramelo até que esteja totalmente embebido em calda, o creme ou ashta coagulado fica majestosamente no topo do pão e uma mordida fará com que você deseje viver no palácio do sultão entre as cadinas (esposas do Sultão) ou kalfas (damas à espera). (taste of beirute). Está receita é uma Cortesia da receita: Archana da cozinha de Archana.
Dia 08/12 descobri que esta receita é do Site da Cris Freitas, os créditos são para ela, pois eu recebi a receita por e'mail e ali não falava de onde foi retirada a receita.
O que você achou?
Sua avaliação: