Arroz Doce de Antanho (Boliviano) Charito Peraza

Informações da receita
Sei que cada canto do mundo tem um jeito especial de fazer arroz doce. Ele para mim é especial , tem gostinho de infância e praticamente é um creme e hiper saboroso
  • 1/2 xícara de arroz (não lave o arroz)
  • 5 xícaras de leite
  • 1 pedacinho de canela em pau
  • 3 cravos
  • Açúcar (a gosto)
  • Canela moída para polvilhar

Como fazer

Deixe de molho 1/2 xícara de arroz em cinco xícaras de leite durante 1/2 hora (30 minutos) ou mais.

Ponha a cozinhar com um pedacinho de canela em pau e três cravinhos (existem pessoas que acrescentam casquinha de limão, laranja ou maçã além da canela e o cravo).

Depois do primeiro fervor, deixe em fogo lento até que o arroz fique como em creme.

Então ponha o açúcar a gosto, mexa, despeje numa compoteira e polvilhe com canela moída.

Sirva com alguma marmelada ou ameixas cozidas o simplesmente polvilhado com canela moída.

Informações adicionais

Sei que cada canto do mundo tem um jeito especial de fazer arroz doce. Porém este arroz doce que minha mãe faz sempre, é muito cremoso e para mim é mais do que especial. Minha mãe logo que casou pegou a receita de um livro boliviano muito antigo cuja autora do mesmo é Aida G. Aguirre Esta sobremesa muito típica era (não sei se ainda é) degusta-lo em muitos lares e restaurantes bolivianos e é considerado dentro das "sobremesas de casa" ou "sobremesas tipicas", as quais se caracterizam por ter uma rápida e simples elaboração. Ainda que já saibamos que tudo que temos herdado dos nossos ancestrais como nossas avós é econômico, porém tem seu tempo de mimo e cozimento que é o que lhe dá esse toque tão especial e sabor de antanho.

O que você achou?

Sua avaliação: