Participe da Comunidade
Compartilhe suas receitas, monte seu livro e inspire outros apaixonados por culinária
Espaguete ao Creme de Milho com Carne
Bastante popular na mesa dos brasileiros, o macarrão, combinado com carne e legumes, rende refeições mais saudáveis e equilibradas.
Quantas estrelas essa receita merece?
Sua contribuição ajuda outros cozinheiros
Ingredientes
Conversor de medidas- 1 embalagem de Spaghetti Sêmola Pelaggio (500g)
Carne de panela desfiada
- ½ kg de carne bovina (acém ou fraldinha)
- 1 tablete de caldo de carne
- 1 cebola média picada
- 2 dentes de alho
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
- 2 folhas de louro
- 1 colher (chá) molho de pimenta
- Manjericão fresco e pimenta-do-reino à gosto
Creme de milho
- 400g de creme de leite
- 1 lata de milho verde
- 1 vidro de mini espiga de milho (opcional)
- Queijo parmesão ralado
Modo de Preparo
- Cozinhe o macarrão conforme instruções da embalagem até ficar "al dente" e reserve.
- Retire todo excesso de gordura da carne, corte em cubos grandes e reserve. Frite em uma panela de pressão, a cebola e o alho no azeite. Deixe dourar. Dissolva o tablete de caldo de carne e junte a carne, as folhas de louro e o molho de pimenta, acrescente água quente até cobrir a carne, junte o manjericão e a pimenta-do-reino a gosto.
- Acerte o sal e cozinhe na pressão por 30 minutos até a carne ficar bem macia e a ponto de desfiar. Após o cozimento da carne, abra a panela com cuidado, desfie um pouco a carne, junte o creme de leite e o milho. Misture bem. Aqueça e reserve.
- Sirva com Spaghetti bem quente, polvilhando queijo parmesão ralado e enfeitando com mini milhos e salsinha.
Informações adicionais
O macarrão acompanhado de carnes e legumes proporciona uma refeição completa, rica em carboidratos e em proteínas. “Quando o macarrão é consumido nas quantidades adequadas, com molhos magros, como ao sugo (tomate), de ervas ou com vegetais, o resultado é mais energia para o dia a dia”, reforça Fabiana Fontes, nutricionista da Equilibrium, consultora da marca Pelaggio.
O que colabora para o aumento de peso não é o consumo de massa, mas sim a quantidade ingerida e, principalmente, os acompanhamentos escolhidos. “Além de molhos pouco gordurosos, a dica para não elevar o valor calórico e a quantidade de gorduras é escolher acompanhamentos nutritivos, como um filé grelhado (frango, peixe ou carne bovina) ou uma boa salada de folhas e vegetais”, acrescenta Fabiana. Um bom exemplo é a receita de Spaghetti ao Creme de Milho com Carne sugerida por Pelaggio.
O milho é um ingrediente bastante versátil utilizado em pratos doces e salgados. Possui sais minerais, proteínas e vitaminas B1 e E. Já a carne vermelha bovina contém inúmeros nutrientes, como a vitamina B12, além de auxiliar na recuperação muscular.
Fabiana alerta apenas para a escolha do corte e o modo de preparo da carne. “Devem ser priorizadas versões assadas, grelhadas ou cozidas e cortes mais magros como alcatra, patinho, lagarto e maminha. As frituras e os cortes mais gordos como picanha, cupim e fraldinha devem ser deixados para o consumo esporádico, em eventos ou datas especiais, sempre com moderação”, explica.
Você já fez essa receita?
Compartilhe sua experiência!




