Licor de Doce de Leite Charito Peraza

Informações da receita
  • 5 11 votos
  • 8 porções
  • 9 favoritaram
Bom, este licor até onde eu sei é tipico do Uruguay, porém também sei que existe uma briga para saber quem o originou primeiro (ou seja descobrir a paternidade dele).
  • 400 gramas de doce de leite
  • 250 gramas de açúcar (o equivalente a 1 xícara)
  • 250 ml de água (o equivalente a 1 xícara)
  • 400 ml de aguardente (pinga)*

Como fazer

Com água e açúcar, numa panela em fogo baixo, faça uma calda mexendo sempre até chegar ao ponto fio (aproximadamente 15 minutos); eu gosto de engrossar a calda quase ao ponto pérola pois ao meu ver ficam mais cremosos.

Num liquidificador bata o doce de leite, a cachaça (pinga) e a calda até ficar homogêneo. Com ajuda de um funil coloque o licor numa garrafa devidamente higienizada. Leve para a geladeira e espere por dois dias e esta pronto para ser servido. (mantenha sempre na geladeira).

Segredinho:

Faça o doce de leite um dia antes (caso você resolva fazer o doce de leite de pressão que é feito utilizando 1 lata de leite condensado cozido na panela de pressão por 30 minutos) e deixe-o na geladeira até o momento de preparar o licor, isto vai fazer com que a calda esfrie quando entrar em contato com o doce, podendo ser batida no liquidificador sem nenhum problema, do contrario é necessário esperar que a calda esfrie.

Informações adicionais

* Pode ser substituída por vodka ou qualquer aguardente, eu em particular quando não encontro álcool de cereais (que é o indicado para fazer licores, gosto de substituir por aguardente preferencialmente feito de cana de açúcar).

Aqui darei continuidade ao breve resumo:
Para mim é o melhor licor que já bebi e descobri esta versão no site ou blog "as coisas que descobri.com.br", não resisti e fiz e o melhor de tudo além de ser mais do que saboroso, é perfeito para esta época de festas juninas e como estamos em época de copa podemos brindar o hexacampeonato com este licor. Que tal a sugestão?
A garrafinha da foto esta com a metade do licor porque assim que ficou pronto resolvi servir e fui tomar banho, não gastei mais do que 10 minutos e quando voltei para tirar a foto só restava essa quantidade e olha que aqui em casa só estavam 4 pessoas contando comigo. Espero que vocês gostem.

Rendimento: 900 ml

O que você achou?

Sua avaliação: