Macarrão com Presunto, Ervilhas e Creme de Leite Cozinha Deia

Informações da receita
Receita do livro de Buddy Valastro - O Cake Boss - com algumas mudanças minhas.
  • 168 g de fatias de presunto cozido (6 fatias)
  • 3 colheres de manteiga, mais 1 colher (sopa) de manteiga gelada cortada em pedacinhos
  • 2 echalotas grandes picadas e dentes de alho grandes amassados
  • 1 xícara de ervilhas congeladas (utilizar já descongeladas)
  • 1 xícara de creme de leite fresco (eu utilizei 2 xícaras, achei pouco molho)
  • 1/2 xícara (chá) de Parmigiano-Reggiano
  • Pimenta do reino moída na hora

Como fazer

Cozinhe a massa com sal na água até ficar al dente (reserve 1 xícara da água do cozimento). Reserve. Enrole as fatias de presunto no sentido do comprimento e corte mais ou menos na espessura de 0,60 cm, separe as fitas do presunto. Aqueça uma frigideira grande e pesada (ainda não sei porque em toda receita a frigideira tem que ser pesada, mas tudo bem, eu tenho uma) junte 2 colheres de manteiga e cozinhe até ela ficar espumosa (em fogo médio), adicione as echalatas e o alho e cozinhe por 2 a 3 minutos, mexendo até as echalotas ficarem macias, mas não queimadas.

Acrescente o presunto, mexa com uma colher de pau, e cozinhe por mais 2 a 3 minutos até o presunto encrespar e cozinhar bem (Segundo ele, tudo bem se o presunto ficar meio marron). Junte as ervilhas e cozinhe por 2 minutos, mexendo até aquecerem bem.

Adicione a xícara do caldo do cozimento da massa e junte a massa propriamente dita, com a manteiga gelada picada restante, mexendo bem. Adicione mais 1 ou 2 colheres da água de cozimento (no livro só manda separar 1 xícara de chá mas tudo bem, nada que água não resolva).

Acrescente o creme de leite e o queijo (foi aí que vi que era pouco molho pra muita massa, portanto coloquei mais uma xícara de creme de leite), misture em fogo brando até virar um molho envolvendo toda a massa.

E novamente, junte mais líquido de cozimento da massa se necessário, lembre-se ele só manda separar 1 xícara, portante separe logo 1/2 litro. Acerte o sal. Adicione pimenta do reino moída na hora, mexa mais uma vez para agregar tudo e sirva, distribuindo em pratos ou tigelas raras 4 a 6 porções. Eu coloquei na travessa, e sentamos para jantar.

Ficou muito bom, eu coloquei mais queijo por cima, mas se eu não tivesse colocado mais 1 xícara de creme de leite, não ia ser lá essas coisas, mas faça como preferir. Espero que gostem, até a próxima.

Informações adicionais

Tenho visto no livro do Buddy Valastro, muitas coisas que não encontro aqui em minha cidade, portanto posto a receita original e depois coloco as mudanças que tive que fazer, por não encontrar determinados ingredientes. Não colocava muita fé nessa massa, mas mesmo assim resolvi fazer. Bora lá pra receita? 450 g de massa longa e ondulada ( eu não tinha e não achei em minha cidade, achei que o 500 500 g penne cairia bem, não queria utilizar spaghetti).

O que você achou?

Sua avaliação: