Pudim de leite com furinhos e flor de sal
Ingredientes
Conversor de medidasPudim
- 1 xícara de açúcar refinado
- ½ xícara de água
- 1 lata de leite condensado
- 2 latas de leite (use a lata de leite condensado como medida)
- 3 ovos
Doce de leite caseiro
- 1 litro de leite integral
- 100 g de açúcar
Modo de Preparo
Faça a calda
- aqueça o açúcar em fogo baixo, numa panela de fundo largo. Agite a panela levemente até o açúcar caramelizar.
- Ainda em fogo baixo, junte a água e dissolva o caramelo, mexendo um pouco. Agite levemente a panela até formar uma calda.
- Despeje a calda em uma assadeira retangular e vire até espalhar por toda a superfície (tenha cuidado com as mãos, use luvas). Reserve.
- Bata rapidamente todos os ingredientes restantes no liquidificador e coloque na fôrma. Asse em banho-maria em forno preaquecido a 200oC por cerca de 20 minutos ou até que esteja firme (espete com uma faca, ela deve sair limpa). Se preferir, você também pode cozinhar em banho-maria no fogão, em fogo médio. Deixe esfriar em temperatura ambiente e só então leve à geladeira.
Doce de leite
- Coloque o leite e o açúcar num tacho de cobre e leve ao fogo para engrossar, por 2 a 3 horas, mexendo sempre com uma colher de pau, até que o doce comece a espessar.
Montagem
- Corte o pudim com um aro quadrado e regue com a calda de caramelo.
- Com uma colher, coloque uma porção generosa de doce de leite e salpique cristais de flor de sal.




