Dicas para o Frango Ideal

Informações da dica

frango com alecrimAprenda como comprar, descongelar, preparar e conservar o frango com nossas dicas: 

Antes de comprar e conservar o frango

A pele deve ser macia, entre o amarelo e o branco, sem manchas escuras. A carne não deve ser dura nem mole demais e o cheiro deve ser suave.

Guarde o frango fresco (na própria embalagem) na geladeira e o congelado, no congelador. Os frescos duram cerca de três dias, mas os congelados conservam-se por até três meses. Depois de cozinhar o frango, não o deixe fora da geladeira por mais de 1 hora e 30 minutos. Coloque-o em um recipiente bem fechado, reservando o molho e o recheio separadamente. Procure consumi-lo em até dois dias.

Para descongelar, deixe o frango descongelar dentro de uma vasilha e utilize a água do degelo para cozinhá-lo: nela, estão as vitaminas da ave.

Para congelar, faça o mesmo e consuma em até seis meses. Só congele aves recém-abatidas após 24 horas, após lavá-las muito bem. Embrulhe o frango em um saco plástico, tire todo o ar e feche bem a embalagem. Para congelar o frango em pedaços, coloque-o em uma bandeja de alumínio e cubra com papel-alumínio ou saco plástico. Assim, os pedaços não ficarão grudados.

Os frangos defumados não devem ser consumidos gelados, mas sim à temperatura ambiente.

Dicas no preparo

  • Mais rápido: Para o frango ou a galinha caipira cozinharem mais rápido, acrescente meio copo de cerveja ao cozimento.
  • Frango menos gorduroso: Quando for temperar o frango, escalde a carne com água fervente e suco de limão. O frango ficará menos gorduroso.
  • Tirando o cheiro forte: Antes do preparo junte uma colher (de sopa) de vinagre no tempero, o frango fica sem aquele cheiro característico. Pode-se usar vinagre também na louça utilizada para preparar o frango, bem como na pia.
  • Dourado e crocante: Coloque duas pitadas de açúcar no óleo que for fritar o frango, quando estiver marrom escuro coloque os pedaços de frango pra fritar, ficaram dourados e saborosos. Para deixar seu frango mais crocante durante a fritura, basta colocar uma porção de fubá dentro de um saquinho próprio para culinária (freezer), depois acrescentar os cubos de frango, já previamente temperados. Fechar o saquinho, sacudir bem e depois fritar. Desta maneira, todos os lados dos cubos de frango, ficarão empanados e o fubá também deixará uma crosta bem mais crocante.
  • Frango caipira: Para que o frango ou a galinha caipira cozinhe mais rápido, basta adicionar meio copo de cerveja ao cozimento. Se a galinha está demorando muito para cozinhar, coloque dentro da panela um garfo de prata. Ela logo ficará macia.

Como empanar carne de frango

Antes de empanar a carne de frango, misture algumas colheres (sopa) de gérmen de trigo à farinha de rosca. Outra dica ao fazer o frango à milanesa é acrescentar um pouco de queijo parmesão ralado à farinha de rosca antes de fritar. Para empanar pedaços de frango sem fazer sujeira, coloque a farinha dentro de um saco plástico. Junte os pedaços de frango e chacoalhe até misturar bem.

Como fritar

Seque os filés com papel toalha antes de fritar, para evitar que espirre ao colocar no óleo quente. Na frigideira: Esquente o óleo numa frigideira grande e de fundo reforçado alto. Quando o óleo estiver bem quente, coloque os pedaços de frango com a pele para baixo.

Não os deixe amontoar para que o dourado fique uniforme; frite por partes, se for necessário. Deixe fritar até ficarem bem dourados e cozidos. Vire para cozinhar por igual. Tire da frigideira primeiro o peito. A seguir tire as coxas e as sobrecoxas (a carne escura demora mais tempo para ficar cozida). Coloque sobre papel absorvente para tirar o excesso de gordura.

Como desfiar

Cozinhe o frango na pressão até ficar bem macio, retire a água e ainda quente, bata na batedeira. Ele ficará bem desfiadinho e bem bonito. O mesmo truque serve para desfiar bacalhau

Mais dicas