Bolo de Chocolate Surpresa Renata

Informações da receita

Como fazer

Para o recheio:

Prepare o creme, levando ao fogo as gemas, o leite condensado e o amido de milho dissolvido no leite. Mexa até engrossar. Deixe esfriar e junte o creme de leite, mexendo bem até que fique um creme liso. Reserve.

Para a massa:

Bata as claras em neve firme. Reserve. Bata o açúcar com a manteiga. Junte as gemas e bata mais um pouco. Adicione o leite, alternando com a farinha de trigo peneirada com o fermento em pó e o chocolate em pó e misture bem. Acrescente as claras batidas em neve e misture delicadamente.

Unte uma fôrma de fundo removível e forre o fundo com papel manteiga (não coloquei, só untei a fôrma e enfarinhei). Coloque metade da massa. Com uma colher, coloque delicadamente o recheio, sem chegar até as bordas. Distribua por cima o restante da massa de chocolate.

Leve ao forno pré-aquecido, em temperatura média, por cerca de 40 minutos. Só desenforme quando estiver completamente frio. Retire o papel manteiga, se colocou.

Para o ganache:

Aqueça o creme de leite, quando estiver bem quente, junte o chocolate meio amargo picadinho e misture até que fique homogêneo. Cubra o bolo e decore a gosto.

Informações adicionais

O recheio pode ser mais firme, evitando que escorra ao cortar. Para isso, basta acrescentar um pouco mais de amido de milho (eu fiz isso, coloquei mais duas colheres de sopa).
Se quiser um bolo branco, substitua a xícara de chocolate em pó por uma de farinha de trigo.

O que você achou?

Sua avaliação: