Terrine de Berinjela e Pimentão Mila

Informações da receita
Receita da Revista Claudia Cozinha Sabores da França Coleção Volta ao Mundo Edição Especial
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 8 pimentões vermelhos médios sem pele* e sem sementes cortados ao meio pelo comprimento
  • 2 berinjelas grandes sem casca e cortadas ao meio pelo comprimento
  • Usar fôrma de bolo inglês de 20 x 9 cm

Como fazer

**Salgue as fatias de berinjela e deixe escorrer numa peneira por 30 minutos. Ponha entre folhas de papel-toalha. Por cima coloque uma assadeira e sobre esta uma panela de pressão ou várias latas de mantimentos. Deixe descansar por 1 hora.

Aqueça a frigideira e unte-a com o azeite. Frite a berinjela em fogo médio por 3 minutos de cada lado, virando uma só vez. Se necessário, acrescente mais azeite.

Unte a fôrma com azeite e forre o fundo e as laterais com a berinjela. Recheie com uma camada de pimentão e outra de berinjela, alternadamente, terminando com a berinjela. Aperte bem os cantos.

Asse por 30 minutos e retire o excesso de azeite com papel absorvente. Cubra com filme plástico e ponha por cima algo do mesmo tamanho, para fazer peso. Deixe esfriar. Se subir mais azeite à superfície, retire com papel-toalha. Deixe na geladeira, com o peso, de um dia para o outro.

Informações adicionais

* Para tirar a pele do pimentão, espete-o com um garfo e toste-o sobre a chama do fogão. Depois é só puxar que a pele sai facilmente.

** A este processo, damos o nome Dégorger. A palavra vem do francês (escoar, limpar). Dégorger é utilizado para retirar sabores fortes de alimentos. Vegetais são fatiados, levemente salgados e deixados de lado por algum tempo. No caso da berinjela, retira seu amargor. Este processo também retira o excesso de líquido do alimento.

O que você achou?

Sua avaliação: