Participe da Comunidade
Compartilhe suas receitas, monte seu livro e inspire outros apaixonados por culinária
Fideuá de frutos do mar do Mais Você
Quantas estrelas essa receita merece?
Sua contribuição ajuda outros cozinheiros
Ingredientes
Conversor de medidasFideuá de frutos do mar
- 6 colheres (sopa) de azeite
- 300 g de camarões limpos temperados a gosto
- 300 g de anel de lula com seus tentáculos temperados a
- gosto
- 4 dentes de alho picados
- 2 cebolas grandes picadas
- 1 pimentão de cada (verde, amarelo e vermelho) picado
- 1 pimenta dedo de moça sem semente picada
- 1 envelope de pó próprio para paeja (ou açafrão em pó)
- 300 g de mexilhões
- 300 g de filé de peixe de carne firme (cação, namorado)
- 1/2 xícara (chá) de vinho branco seco
- 1 1/2 litros de caldo de peixe (2 tabletes de caldo de
- frango dissolvido em 1 1/2 litros de água)
- 300 g de macarrão cabelinho de anjo frito( na frigideira
- com um fio de azeite)
- sal a gosto
- 1/2 xícara (chá) de ervilha fresca
- tiras de pimentão (verde e vermelho) para decorar
- 10 unidades de azeitona preta
- 4 Camarões graúdo para decorar
- salsinha picada a gosto
Modo de Preparo
- Numa frigideira em fogo médio refogue rapidamente por 2 minutos (SEPARADAMENTE) em 6 colheres (sopa) de azeite, 300 g de camarões limpos, 300 g de anel de lula com seus tentáculos
- Reserve
- Na mesma frigideira acrescente 4 dentes de alho picados grosseiramente, 2 cebolas grandes picadas grosseiramente, 1 pimentão de cada (verde, amarelo e vermelho) picado grosseiramente, 1 pimenta dedo de moça sem semente picada e refogue em fogo baixo por +/-20 minutos ou até começar a caramelizar, junte 1 envelope de pó próprio para paeja (ou açafrão em pó), 300 g de mexilhões, 300 g de filé de peixe de carne firme ( cação, namorado) e 1/2 xícara (chá) de vinho branco seco e deixe evaporar o álcool.
- Acrescente 1 1/2 litros de caldo de frango(2 tabletes de caldo de frango dissolvido em 2 litros de água)
- Tampe a frigideira e cozinhe por aproximadamente 10 minutos em fogo baixo
- Junte os camarões e lulas refogados ( reservados acima) 300 g de macarrão cabelinho de anjo frito (na frigideira com um fio de azeite), e corrija o sal, se necessário acrescente um pouco mais de caldo de peixe
- Distribua a xícara (chá) de ervilha fresca, tiras de pimentão (verde, amarelo e vermelho) para decorar, 10 unidades de azeitona preta, os 4 camarões grandes e polvilhe salsinha picada a gosto e cozinhe por 5 minutos com a frigideira tampada.
- Junte 500 g de macarrão cabelinho de anjo frito (na frigideira com um fio de azeite), e corrija o sal, se necessário acrescente um pouco mais de caldo de frango
- Distribua a xícara (chá) de ervilha fresca, tiras de pimentão (verde, amarelo e vermelho) para decorar, 10 unidades de azeitona preta, estale 6 ovos de codorna, polvilhe salsinha picada a gosto e cozinhe por 5 minutos com a frigideira tampada
Informações adicionais
Receita de Fideuá de frutos do mar exibida em 28/10/09 no programa Mais Você, apresentado por Ana Maria Braga na Rede Globo.
Fideuá é um tipo de paella preparada com pescado, frutos do mar e macarrão, prato típico marinheiro da
comunidade de Valencia (Espanha). Dizem que a invenção do Fideuá foi em parte casual. O cozinheiro de um barco pesqueiro quando preparava a paella, tinha sempre um grande problema, pois seu patrão por adorar arroz, comia em demasia e quase não sobrava paella suficiente para os marinheiros e para solucionar esse problema, resolveu trocar o arroz por macarrão, para ver se o patrão comia menos.
O invento funcionou, porém a fama da receita espalhou-se pelos restaurantes do porto de Valencia e pouco a pouco se alastrou por toda a redondeza, consagrando-se como um prato característico e tradicional da cozinha valenciana.
Você já fez essa receita?
Compartilhe sua experiência!


